Ricardo Monteiro apurou-se hoje para as meias-finais dos 60 metros dos Europeus de atletismo de pista coberta de Gotemburgo, enquanto Rasul Dabo falhou por um lugar a passagem à final nas barreiras.
Na prova de velocidade pura, em que o campeão em título é o português Francis Obikwelu, ausente destes campeonatos, Ricardo Monteiro foi quinto na sua série, com 6,74 segundos, o suficiente para ser repescado, com o 13.º melhor tempo entre os inscritos.
Ricardo Monteiro aproveitou bem a rapidez da sua série, em que participou o italiano Michael Tumi, e nas meias-finais, marcadas para as 16h15 de sábado, pode tentar as suas metas para a competição: «O meu objetivo seria passar à final e baixar dos 6,70 segundos'', disse no final, na zona mista.
Diogo Antunes esteve noutra série dos 60 metros e não conseguiu melhor do que o sétimo lugar na corrida, com 6,81, naturalmente eliminado. «Não fui feliz hoje, mas sei que dei o meu melhor», disse o atleta, que ficou a cinco centésimos da repescagem, num 19.º lugar final.
Depois do brilharete da manhã, em que bateu o seu recorde nacional dos 60 metros barreiras, para 7,68 segundos, Rasul Dabo regressou à pista para a meia-final, que lhe correu menos bem do que as eliminatórias.
Foi quinto na primeira meia-final, com 7,73 segundos, após uma má partida. O apuramento ficou por um lugar, mas por, ainda assim, distantes nove centésimos.
No conjunto das duas corridas fica em 13.º lugar, no que foi a sua segunda participação a nível internacional, em pista coberta. Na zona de entrevistas rápidas, admitiu que sai «contente e um bocado frustrado», aludindo ao não ter chegado à final.
Há dois anos, o barreirista, de 24 anos, ficou-se pela primeira ronda, com 7,93 segundos e o 19.º lugar na classificação final.
Ainda de manhã, Eva Vital não passou a primeira ronda de 60 metros barreiras, mas melhorou o seu recorde nacional sub-23 para 8,20.
O programa de hoje integra ainda as qualificações do triplo feminino, com Patrícia Mamona e Susana Costa, e a final do lançamento do peso masculino, em que Marco Fortes aparece com a sexta marca do apuramento.