O francês Sylvain Chavanel (Omega Pharma) ganhou hoje em Nice a penúltima etapa do Paris-Nice, liderando um primeiro pelotão que integrava o camisola amarela, o australiano Richie Porte (Sky).
A etapa, de 220 quilómetros entre Manosque e Nice, tinha pelo meio duas contagens de montanha de primeira categoria, Côte de Cabris e Col du Ferrier, mas após esta escalada ainda havia mais de 70 quilómetros para a meta, que permitiram que se reagrupasse um grupo de 60 ciclistas.
Atrás de Chavanel cortaram o belga Philippe Gilbert (BMC), atual campeão do Mundo, e o espanhol José Joaquin Rojas (Movistar), com Porte a entrar em 21.º.
O norte-americano Andrew Talansky (Garmin) continua em segundo, a 32 segundos, e Chavanel é agora o terceiro, a 42, depois de ter somado as bonificações da meta final e de um dos sprints intermédios.
No domingo disputa-se a última e decisiva etapa, uma ''cronoescalada'' de 9,6 quilómetros no Col d'Eze, com oito ciclistas a menos de oito segundos de Porte.
Atendendo à relativamente curta extensão da subida, de segunda categoria e com um declive médio de 6,1%, Porte tem todas as condições para suceder a Bradley Wiggins, o vencedor do Paris-Nice de 2012.