Sara Moreira, atleta portuguesa campeã da Europa de 3000 metros de pista coberta, reclamou hoje melhores condições de treino no norte do país, nomeadamente na pista da cidade da Maia.
A atleta recebeu hoje uma homenagem do município maiato pelo feito conseguido em Gotemburgo e esteve em sintonia com o autarca local, Bragança Fernandes, sobre a necessidade de uma intervenção no piso da pista da cidade.
«Espero que esta pista seja reparada brevemente, porque muitos atletas do norte precisam de um local em condições para se formarem, tal como aconteceu comigo», disse atleta, acrescentando:
«Esta pista da Maia é central, tem todas condições para praticarmos para o mais alto nível, tem um departamento médico e boas acessibilidades.»
Sara Moreira lembrou que «foram feitas obras no Jamor e criadas condições para os atletas da zona de Lisboa treinarem».
«Mas nós aqui no norte também precisávamos», lamentou.
Já Bragança Fernandes, presidente da Câmara Municipal da Maia, afirmou que, «apesar do equipamento ser da autarquia, a responsabilidade da reparação do piso pertence ao Estado».
«Estamos a tentar, há vários anos, que o problema seja resolvido. Já fizemos uma candidatura que não foi aceite, fomos postos de lado», lamentou o edil.
Bragança Fernandes sublinhou que «diariamente muitas aletas, como a Sara Moreira, treinam na Maia e, depois, representam Portugal», salientando que estas «necessitam de mais atenção do Estado».
O autarca maiato considera que 150 mil euros serão suficientes para reparar o piso da pista de atletismo local, e deixou uma questão.
«Gostava de perceber qual é a diferença do atletismo para o futebol? Para mim é tudo igual, são duas modalidades espetaculares, com grandes atletas. Apelo para que os responsáveis do desporto nacional resolvam este problema e tirem o projeto da gaveta», afirmou.
Sobre a homenagem prestada à campeã europeia, Bragança Fernandes notou que «apesar de a Sara não viver na Maia, fez a sua formação e treina na cidade».
Já a atleta lusa mostrou-se «orgulhosa com a distinção, feita por um município que contribuiu» para a sua formação.
Sara Moreira sagrou-se, a 3 de março, campeã europeia dos 3000 metros em pista coberta, em Gotemburgo, na Suécia.