O diretor executivo da Associação Europeia de Ligas de Futebol Profissional (EPFL), o português Emanuel de Medeiros, admitiu hoje a possibilidade do vencedor da Liga Europa transitar para a Liga dos Campeões na época seguinte.
Em conferência de imprensa, para anunciar as conclusões da assembleia-geral da EPFL, que decorreu num hotel de Lisboa, Emanuel de Medeiros reconheceu a necessidade de alterações no modelo das competições europeias, embora ressalvando que ''não se prevê qualquer cenário revolucionário, ou quaisquer alterações substanciais'' à estrutura das duas provas europeias de clubes.
''Há, no entanto, a convicção de que é preciso trabalhar no sentido de fazer com que a Liga Europa possa ser uma liga mais pujante, do ponto de vista económico, e mais atrativa, do ponto de vista desportivo, por forma a que os clubes possam ver nela um justo retorno em termos de projeção competitiva, mas também em termos de receitas'', disse Emanuel Medeiros.
Apesar de ser ainda ''cedo para antecipar o resultado'' das alterações a introduzir pela UEFA, o diretor executivo da EPFL apontou ''a possibilidade do vencedor da Liga Europa transitar para a Liga dos Campeões na época seguinte'' ou mesmo de se ''mexer na fase de qualificação''.
''Há muito futebol para além da Liga dos Campeões'', acentuou Emanuel de Medeiros, ao defender a necessidade de ''um reforço da solidariedade financeira'' para com os clubes participantes na segunda competição da UEFA.
O diretor executivo da EPFL, organismo que integra 30 ligas de futebol e mais de 1.000 clubes europeus, recordou que ''a UEFA, ao longo dos tempos, tudo tem tentado fazer em termos de ‘upgrade’ qualitativo [atualização] na Liga Europa''.