O português Tiago Monteiro arranca para nova temporada do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) com os olhos postos nos primeiros lugares, mas assume que o seu ‘bebé’ Honda Civic ainda está a dar os primeiros passos.
Com a primeira ronda da competição agendada para este fim-de-semana no circuito italiano de Monza, o piloto, de 36 anos, mostrou-se satisfeito por fazer agora parte da equipa oficial da marca japonesa, depois de ter posto fim à longa relação que tinha com a Seat, mas tem consciência de que tem ''muito trabalho pela frente'' para aperfeiçoar o carro.
''Estamos todos na equipa com uma excitação enorme para este primeiro evento. Trabalhámos muito estes últimos meses a tentar evoluir ao máximo o Honda Civic. Sabemos, porém, que há ainda muito trabalho para fazer, pois o carro é ainda um 'bebé' e tem muito que crescer'', afirmou Tiago Monteiro.
Para já, as primeiras ''batalhas'' do português serão com a Chevrolet, a actual marca campeã, e com o seu colega de equipa, o italiano Gabriele Tarquini, que conquistou a competição em 2009.
''Vai ser um enorme desafio para nós e por isso estamos algo ansiosos. Só no sábado vamos realmente perceber como estamos face à concorrência. As condições meteorológicas não são animadoras, mas certo é que vamos dar o nosso melhor'', referiu.
No sábado, Tiago Monteiro entrará em acção na sessão de qualificação, seguindo-se as duas primeiras corridas da temporada no domingo.
Desde 2007 que o piloto portuense, que durante cinco anos esteve ligado à Seat, compete no WTCC, tendo já disputado 138 corridas e conquistado quatro vitórias.
A melhor época de Tiago Monteiro aconteceu em 2010, quando terminou o campeonato na quinta posição.
O WTCC de 2013 terá 12 etapas, incluindo uma passagem por Portugal, a 29 e 30 de Junho, no circuito da Boavista, no Porto.