O Governo quer reforçar a fiscalização sobre as claques desportivas e aprovou, esta quinta-feira, uma proposta de regime jurídico do combate à violência, ao racismo e à intolerância nos espetáculos desportivos.
Miguel Macedo, ministro da Administração Interna, explicou que os clubes vão ser obrigados a declarar os apoios que dão aos grupos organizados de adeptos, que têm de ficar definidos num protocolo no inicio da época, bem como a composição dos mesmos.
A lei em vigor prevê que os clubes expulsem dos recintos desportivos, os adeptos com um comportamento violento, contudo ''ao fim de muitos anos, nunca tal sucedeu''.
Está previsto também o aumento das sanções aplicadas aos adeptos violentos, nomeadamente em situações que ponham em causa agentes de segurança, assistentes de recintos desportivos e elementos das equipas de arbitragem.
O Governo pretende ainda que os adeptos condenados noutros países com a proibição de entrada em recintos desportivos fiquem igualmente impedidos de o fazer em Portugal.