A Agência Mundial Antidopagem (AMA) lançou hoje um aviso urgente e “excecional” dirigido aos atletas para alertá-los sobre os efeitos tóxicos de uma substância interdita, denominada GW501516, que atualmente está à venda no mercado negro.
“Os efeitos secundários deste composto químico são tão graves que a AMA decidiu excecionalmente alertar os ‘batoteiros’, a fim de assegurar que aqueles que sucumbirem à tentação de utilizar o GW501516 para melhorar a sua performance estão plenamente conscientes dos perigos para a saúde”, indicou a agência num comunicado endereçado a todas as organizações antidopagem.
As pesquisas sobre esta substância foram suspensas pela farmacêutica que a investigava e posteriormente foram concluídas, devido aos graves sinais de toxicidade observados, acrescentou a AMA.
“O GW501516 está disponível há alguns meses no mercado negro, na internet e noutros locais. As autoridades antidopagem já confirmaram o seu uso em desportistas, na sequência de positivos”, explica o comunicado, que garante que “esta substância não foi nem nunca será homologada”.
De acordo com a agência EFE, em vários fóruns da internet, os usuários da substância assinalam a melhora substancial da resistência e da massa muscular.