A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e o Desporto Escolar apresentaram hoje uma nova competição, criada para com o objetivo de promover a prática da modalidade junto dos jovens e a integração das mulheres no desporto.
A Moche Cup – Futebol nas Escolas é uma prova de futebol de cinco com equipas mistas, que se vai disputar entre 08 de abril e 16 de junho em várias escolas do país, que poderão inscrever duas equipas por escalão (nascidos em 2000/01 e em 1998/99), devendo contar com a participação de 4.000 jovens.
“Desde que assumimos a liderança desta federação definimos claramente que uma das vertentes mais importantes passaria pela articulação com o desporto escolar. São ações como esta que visam a prática da modalidade num meio em que para nós é fundamental que ela seja desenvolvida: a escola”, observou o presidente da FPF, Fernando Gomes.
O selecionador português, Paulo Bento, é um dos “patronos” da competição, que conta também com o apoio da Portugal Telecom, bem como Beto, antigo futebolista internacional português, e Gonçalo Alves, jogador de futsal do Benfica.
Questionado sobre a possibilidade de a Liga Portuguesa de Futebol Profissional vir a propor à FPF o alargamento do campeonato principal, a fim de acolher o Boavista e uma 18.ª equipa, Fernando Gomes limitou-se a responder: ''Hoje, estamos aqui a tratar do desporto escolar''.