O Vitória de Guimarães manteve-se hoje junto a Rio Ave (2-1 ao Vitória de Setúbal) e Sporting (3-2 ao Moreirense, no sábado), ao vencer em casa o Beira-Mar, na 25.ª jornada da I Liga de futebol.
Os golos da equipa da casa foram marcados pelos seus avançados, Amidó Baldé, logo aos cinco minutos, e Soudani aos 62, enquanto o dos aveirenses pertenceu ao central Bura, que empatou então a partida, aos 26 minutos.
Com esta derrota, o Beira-Mar não sai do último lugar da tabela classificativa e entra para as últimas cinco jornadas numa posição muito delicada.
A equipa orientada por Costinha até fez um bom jogo em Guimarães e pode queixar-se de um golo mal anulado aos 70 minutos, que seria o do empate a duas bolas.
Saleh estava em posição legal, mas o árbitro Bruno Paixão, por indicação de um dos seus auxiliares, assinalou fora-de-jogo ao avançado saudita.
O jogo começou praticamente com o golo dos vitorianos: livre tenso de Tiago Rodrigues e desvio subtil de Amidó Baldé para o fundo da baliza aveirense.
O Beira-Mar tentou responder, mas só aos 18 minutos chegou com algum perigo à baliza defendida por Douglas: o remate de Serginho, mais em jeito do que em força, saiu por cima.
Com um Vitória ''adormecido'', a equipa aveirense chegaria mesmo ao empate, por Bura, que correspondeu com um excelente cabeceamento a um canto de Nildo, aos 26 minutos.
Na jogada imediata, a equipa da casa podia ter voltado para a frente do marcador, mas Baldé cabeceou ao poste, após uma ''assistência'' involuntária de um defesa contrário.
Os primeiros minutos da segunda parte foram de muita luta e pouco futebol e quando o Beira-Mar parecia estar por cima, foi o Vitória a adiantar-se novamente, por Soudani, que surgiu isolado na cara de Rui Rego por um grande passe de Leonel Olímpio e rematou por entre as pernas do guarda-redes aveirense.
Logo a seguir, Costinha reforçou o ataque com uma dupla substituição, tendo feito entrar Balboa e Yazalde, que ajudaram a empurrar os vimaranenses para o seu último reduto.
Aos 70 minutos, surgiu o lance polémico do jogo, com a equipa de arbitragem liderada pelo setubalense Bruno Paixão a invalidar um golo ao Beira-Mar por pretenso fora-de-jogo de Saleh - que não existe - após grande jogada de Serginho.
O Beira-Mar carregava e, pouco depois, Addy quase marcou na própria baliza, obrigando o companheiro Douglas a uma grande defesa para canto.
Até ao final, o Vitória conseguiu, no entanto, segurar o precioso triunfo, que lhe permite estar a dois pontos do quinto lugar, o último de acesso às competições europeias.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.