Luiz Pinto de Freitas, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), morreu na segunda-feira à noite, vítima de acidente vascular cerebral (AVC).
Pinto Freitas, de 63 anos, presidia à FPAK, organismo no qual já tinha sido secretário-geral, desde 2006, depois de ter sucedido no cargo a Vasconcelos Tavares.
Luís Carlos de Brito Pinto de Freitas, cujo mandato na FPAK terminava este ano, integrava ainda o elenco do Conselho Mundial de Automobilismo da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e preparava-se para acompanhar mais uma edição do Rali de Portugal, que começa quinta-feira.
O corpo de Pinto de Freitas vai estar em câmara ardente a partir das 17h00 de quarta-feira, na igreja de Santo António, no Estoril.
O Automóvel Clube de Portugal, entidade organizadora do Rali de Portugal, manifestou pesar pela morte de Luiz Pinto de Freitas, sublinhando que «dedicou a sua vida ao automobilismo e foi uma das personalidades que mais lutou pela visibilidade do desporto automóvel português».