O Benfica qualificou-se hoje para as meias-finais da Liga Europa em futebol, ao empatar 1-1 no reduto do Newcastle, depois de ter ganho por 3-1 na primeira mão dos quartos de final.
Depois de dominar por completo a primeira parte, na qual teve três excelentes oportunidades para marcar, o “onze” de Jorge Jesus penou na parte final, sobretudo depois do golo do senegalês Papiss Cissé (71 minutos), que já havia marcado na Luz.
A um golo do apuramento, o Newcastle assustou várias vezes, mas o Benfica aguentou-se e acabou por ainda conseguir somar o 36.º encontro consecutivo sem perder, graças a um golo do argentino Salvio, aos 90+2 minutos. Um alívio.
Em relação à primeira mão, Jorge Jesus fez regressar ao “onze” os habituais titulares Enzo Perez, Salvio e Lima, sacrificando André Gomes e os dois pontas de lança (Rodrigo e Cardozo), o que fez derivar Gaitan para as costas do avançado.
Frente a um Newcastle com quatro alterações e sem os lesionados Ryan Taylor e Davide Santon, a formação lusa entrou em campo determinar a marcar e quase o conseguiu em duas ocasiões nos primeiros cinco minutos, por Lima e Melgarejo.
Os “encarnados” assumiram cedo o comando das operações e mantiveram-no, mas só voltaram a criar perigo aos 28 minutos, quando Lima chegou primeiro à bola do que Krul e atrasou para Gaitan, que viu o seu remate salvo na linha por Haidara.
Aos 36 minutos, foi a vez de Salvio estar perto do golo, num cabeceamento que saiu ao lado, após centro milimétrico da esquerda de Ola John, enquanto os ingleses só assustaram aos 45, com Cissé a marcar, mas em posição irregular.
Para a segunda parte, Perdew chamou um segundo ponta de lança (Shola Ameobi), mas o Newcastle, mesmo mais ofensivo, continuou sem criar perigo, ao contrário do Benfica, que voltou a ameaçar, por Ola John e Lima, em remates que erraram o alvo.
Sem nada a perder, o técnico dos locais apostou no regressado Ben Arfa e em Marveaux e, muitos vezes com futebol direto, o Newcastle instalou-se junto da área do Benfica, que não conseguia ter a bola e sair para o ataque.
Aos 66 minutos, Cissé voltou a introduzir a bola na baliza do Benfica, mas novamente em fora de jogo, para, aos 71, fazê-lo pela terceira vez, mas desta vez a contar, depois de uma falha de Matic, aproveitada por Ben Arfa e Shola Ameobi.
Com a equipa algo perdida, Jesus trocou Lima e Ola John por Cardozo e Rodrigo, mas o Newcastle continuou por cima, embora sem conseguiu criar grandes situações de perigo.
Depois de muitos minutos sem conseguir ir à área contrária, o Benfica, muito pela ação de Cardozo, começou a conseguir ter a bola no meio-campo do Newcastle e, aos 89 minutos, Gaitan conseguiu isolar-se, só que rematou contra Krul.
Era mesmo preciso sofrer até ao final. Na jogada seguinte, Ben Arfa logrou rematar na área “encarnada”, mas por cima, e, aos 90+2, Cabaye tentou num livre direto, que Artur segurou, depois de a bola sofrer um ligeiro desvio.
No ataque imediato, Cardozo lançou Rodrigo na esquerda e este centrou para a entrada da pequena área, onde apareceu Salvio, como uma “seta”, a empurrar a bola para a baliza do Newcastle e o Benfica para as meias-finais da Liga Europa.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.