A duas jornadas do fim do campeonato, houve mudança de lider na Zona Norte, enquanto que na Zona Centro o Académico de Viseu reforçou a sua posição. Na Zona Sul, Mafra e Farense protagonizam um duelo interessante, que certamente só ficará decidido na derradeira jornada.
Na Zona Norte, o Desportivo Chaves aproveitou o desaire do Mirandela para assumir a liderança. Os flavienses venceram em Ponte de Lima com um golo solitário. O Mirandela, anterior lider, foi batido, em casa, pelo actual segundo classificado, Ribeirão, por 0-1. O primeiro classificado tem, então, os mesmos pontos do segundo e um ponto de vantagem sobre o terceiro. O Vizela, apesar da vitória (2-0) sobre o Infesta, ficou praticamente arredado da luta pela subida, em virtude dos 4 pontos de desvantagem. Com esta derrota, o Infesta foi despromovido aos distritais. O Famalicão empatou em casa, a duas bolas, com o Varzim. O Tirsense empatou, a um, em Vila Verde. Em jogo de tranquilos, o Gondomar venceu, por 1-0, o Boavista, que já tem o pensamento na Primeira Liga. O Joane recebeu e venceu o Amarante por 2-0 e garantiu, assim, a manutenção. Ao invés, o Padroense já sabe que na próxima temporada vai disputar os distritais, ao ter empatado em casa, com o Fafe (2-2). Resumindo, com duas jornadas por disputar, os lugares de descida estão definidos (Infesta e Padroense), enquanto que a luta pela subida está ao rubro com três equipas em excelente posição (Chaves, Ribeirão e Mirandela).
Na Zona Centro, o Académico Viseu deu um passo de gigante rumo à Segunda Liga ao vencer um dos candidatos, Sporting Espinho, por claros 3-0. O homens de Viseu estão a uma vitória de assegurarem o primeiro lugar, pois têm 3 pontos de vantagem sobre o Cinfães, que venceu o Cesarense por 2-1, e levam, também, vantagem no confronto direto (0-1;3-0). O Pampilhosa perdeu em Castelo Branco, por 1-0, e tem o quarto lugar em risco, uma vez que o Benfica local tem um jogo a menos. O Operário não conseguiu desfazer o nulo no terreno do Tourizense e não aproveitou o desaire do Pampilhosa. O Nogueirense venceu no campo do Sousense por 1-0 e assegurou matematicamente a manutenção. Na luta pelo oitavo lugar, Coimbrões e Anadia empataram a um golo. O São João de Vêr foi derrotado no terreno do, já despromovido, Tocha, por 2-1. Por fim, o Lusitânia empatou em Butelo e mantém intactas as hipóteses de permanência. Os açoreanos estão a 3 pontos da linha de água, mas têm um jogo em atraso.
Na Zona Sul, o Mafra continua com um ponto de vantagem sobre o Farense, com os três pontos alcançados frente ao Oriental, ao passo que os algarvios derrotaram o Casa Pia pela margem minima. O Torreense manteve o terceiro lugar, fruto do golo solitário marcado ao Ribeira Brava, actual lanterna vermelha. O Sertanense alcançou o quarto lugar com a vitória no Carregado, com um golo sem resposta. O União de Leiria está em queda na tabela classificativa. A equipa da cidade do Lis chegou a andar na luta pelos primeiros lugares, mas actualmente ocupa o sexto lugar, depois da derrota em Oeiras, que está em zona de despromoção, por 2-1, e viu o 1º Dezembro aproximar-se, com o nulo na recepção ao Fátima. O Futebol Benfica perdeu na viagem ao Pinhal Novo, por 2-0, mas se empatar o próximo jogo garante automaticamente a permanência. No dérbi algarvio, Quarteirense e Louletano estão finalmente a salvo, apesar da vitória, por 3-0, dos homens da Quarteira.