O FC Porto ganhou hoje por 3-0 em Moreira de Cónegos, na 26.ª jornada da I Liga de futebol, e voltou a reduzir a desvantagem para o Benfica para um ponto apenas.
A diferença pode regressar aos quatro pontos, se o Benfica confirmar no domingo o favoritismo e bater o vizinho Sporting, no ''derby'' lisboeta, o que deverá permitir aos “encarnados” encarar a deslocação ao Dragão, na penúltima jornada, com outra tranquilidade.
Na luta pelo terceiro lugar, o Paços de Ferreira deu um bom passo batendo por 2-1 o Rio Ave - mas sofreu, já que apenas nos últimos 15 minutos deu a volta ao marcador, impedindo os vila-condenses de pontuar na Capital do Móvel.
A quatro jornadas do fim, o FC Porto passa a ter 66 pontos, contra 67 do Benfica, que tem um jogo a menos. O Paços de Ferreira está com 49 pontos, mais três que o Sporting de Braga, vencedor da Académica (1-0), sexta-feira.
No estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, os campeões nacionais mostraram ter já ''digerido'' a derrota na final da Taça da Liga, com o Sporting de Braga, no passado fim de semana.
O colombiano Jackson Martinez ''faturou'' aos 34 e 55 minutos e reforçou-se no topo da lista dos melhores marcadores, após seis jogos ''em branco''. Tem agora 25 golos, mais dez do que Oscar Cardozo, do Benfica.
Fernando, aos 52 minutos, apontou o outro golo dos ''dragões'', num resultado que ''afunda'' um pouco mais o Moreirense: após uma boa recuperação, perde com Sporting e FC Porto e tem ainda pela frente o Sporting de Braga e Benfica, pelo que dificilmente assegurará a manutenção.
O Moreirense está com 21 pontos, tal como Académica e Olhanense. Quatro pontos atrás está o praticamente ''condenado'' Beira-Mar.
Em Paços de Ferreira, jogava-se pela ''Champions'', objetivo da equipa da casa, mas também pelo apuramento para a Liga Europa, que o Rio Ave ainda persegue - se vencesse, a equipa “verde e branca” ascendia provisoriamente ao quinto lugar.
Esteve perto de acontecer, já que Tarantini adiantou os visitantes aos 58 minutos, resultado que se manteve até à entrada do último quarto de hora. Os ''castores'' conseguiram reentrar no trilho do sucesso com os golos de Hurtado (76) e André Leão (80).
No domingo, o jogo grande é o Benfica-Sporting, mesmo tendo em conta os 34 pontos que separam os ''velhos rivais'' - 67 contra 33. Com implicação direta na luta pelo quinto lugar e o acesso à Liga Europa, jogam na Madeira Nacional (31 pontos) e Marítimo (34), enquanto o Estoril (35) joga em Setúbal, com o Vitória.
O Vitória de Guimarães (33), que já garantiu a Liga Europa por chegar à final da Taça de Portugal, viaja até Olhão.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.