loading

FC Porto e Benfica num clássico a «ferver» e com vista para o título

FC Porto e Benfica discutem no sábado a liderança da I Liga de futebol, numa jornada a “ferver” em que quase tudo pode acontecer, com um campeão, um novo líder ou o adiamento das decisões para a derradeira ronda.

FC Porto e Benfica num clássico a «ferver» e com vista para o título

O empate do Benfica em casa com o Estoril-Praia encurtou as distâncias entre as duas equipas para dois pontos e mais do que isso, deixou o FC Porto, quando se prepara para receber o rival, novamente apenas dependente de si próprio para chegar à frente.

O jogo no Dragão pode oferecer vários cenários: o Benfica até pode festejar o título, se vencer. O FC Porto pode ser o novo líder e adiar a decisão, se vencer. E um empate manterá as águias na frente e também remete tudo para a última ronda.

Em 28 jornadas, Benfica e FC Porto são também os únicos invencíveis na Liga. Os primeiros com menos um empate consentido (tem 23 vitórias e cinco empates) do que o rival (22 triunfos e seis empates).

Em verdade, a época 2012/13 tem sido fervilhante não só no que respeita ao título, mas também em outras frentes, como a discussão do terceiro lugar, que dará o “play-off” da Liga dos Campeões, e mesmo a Liga Europa, com vários lugares em aberto.

Com uma grande diferença entre FC Porto e Benfica para os restantes, a luta pelo terceiro lugar chega à reta final com um surpreendente Paços de Ferreira, à “beira” de uma classificação histórica.

Aos pacenses basta somarem mais dois pontos para garantirem “um lugar precioso” e um bom retorno financeiro, algo que à partida parecia impensável. No sábado, dia em que se realiza toda a ronda, a equipa de Paulo Fonseca visita a Académica.

A visita a Coimbra não se adivinha porém fácil, com os “estudantes” (11/os, 27 pontos) a não estarem ainda completamente a salvo da zona de descida, com seis pontos em disputa e mais quatro do que Beira-Mar (15.º).

À espreita estará o Sporting de Braga, o outro candidato à última vaga da “Champions”, que no sábado recebe o Nacional (9.º, 34 pontos), com os madeirenses ainda com ténues esperanças europeias.

Praticamente no mesmo cenário encontra-se o Sporting (sétimo, 36 pontos), que recebe um outro aflito, o Olhanense (14.º, 24 pontos), mas que depende de terceiros para sonhar com a última vaga na Liga Europa.

O Estoril-Praia é o mais forte candidato e um triunfo dos “canarinhos” na receção ao Beira-Mar poderá mesmo garantir a “Europa”, mas apenas se Rio Ave (oitavo, 36) não vencer na receção ao Gil Vicente (13.º, 25), outro na fuga à despromoção.

A equipa “estorilista” tem vantagem com o Sporting no duelo direto, mas não tem com o Rio Ave, em caso de igualdade pontual. Outro aspeto curioso é o facto de os “canarinhos” poderem em duas épocas passar da II Liga, de onde vieram, para as competições europeias.

Na ronda certa será a descida de Moreirense (16.º, 21 pontos) e de Beira-Mar (15.º, 23) se perderem os respetivos jogos, com Setúbal e Estoril, respetivamente, e virem as equipas mais acima ganharem, nomeadamente Gil Vicente (13,º, 25) e Olhanense (14.º, 24).

Os gilistas visitam Vila do Conde, enquanto o Olhanense tem um jogo de grande dificuldade no Estádio Alvalade.

Na zona europeia nota ainda para Marítimo (10.º, 34), com esperanças fracas de apuramento, que recebe o Vitória de Guimarães (quinto, 40), finalista da Taça de Portugal e com lugar europeu assegurado.

Toda a jornada está marcada para as 18:15 de sábado, com exceção do “jogo do título” entre FC Porto e Benfica, a partir das 20:30 no Estádio do Dragão.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?