O piloto português Tiago Monteiro (Honda) vai partir dos sétimo e quarto lugares da grelha de partida nas duas corridas de domingo da quinta prova do Mundial de Carros de Turismo (WTCC), que se disputa no circuito austríaco de Salzburgring.
''Estávamos um pouco apreensivos, mas no final até acabou por correr bem. Na qualificação 1 fiz uma boa volta e o mesmo aconteceu na primeira volta da qualificação 2. Depois, foi um pouco estranho. Podia ter melhorado o meu tempo numa segunda tentativa mas nenhum piloto arrancou para uma volta rápida, logo não houve 'cone de ar' e ficámos todos com os tempos iniciais'', explicou Tiago Monteiro, em declarações à sua assessoria de imprensa.
A ''pole position'' foi para o francês Yvan Muller (Chevrolet), a terceira da época, ao ter feito o melhor tempo: 1.25,756 minutos.
No segundo lugar da grelha parte o britânico Tom Chilton (Chevrolet), que gastou mais 0,205 segundos que o seu companheiro de equipa Muller.
Rob Huff colocou o seu Seat Leon no terceiro posto, numa qualificação em que Tiago Monteiro foi o último a rodar a menos de um segundo de Muller. O português gastou mais 0,990 segundos,
«É um facto que os Chevrolet estão muito rápidos e que por isso se antevê uma corrida complicada. Mas estamos focados no nosso trabalho e em fazer o melhor possível em pista. É muito importante para mim somar pontos e é com isso em mente que vou entrar em pista, se algo vier por acréscimo, tanto melhor», concluiu o piloto luso.