A equipa feminina do Sporting e a masculina do Benfica vão disputar o grupo A da Taça dos Clubes Campeões Europeus de atletismo no sábado e no domingo, no Algarve, frente aos principais emblemas continentais.
Os saltadores Naide Gomes (Sporting) ou Nélson Évora (Benfica) são nomes que a organização da prova, a cargo da Câmara local e da Associação de Atletismo do Algarve, confirmou hoje para marcarem presença na competição, que se vai realizar no complexo desportivo de Vila Real de Santo António.
Na apresentação daquela que considerou ser «a terceira competição continental de atletismo», atrás dos Europeus de pista e de corta-mato, o presidente da Associação algarvia, Lara Ramos, afirmou que o «nível competitivo está assegurado» com a presença dos campeões da Rússia, da Itália, de Espanha ou da Turquia.
Os italianos do G.A. Fiamme Gialle, campeões europeus em título, os espanhóis do Playas de Castellon, os russos do Luch de Moscovo, o Benfica, os britânicos do Shaftesbury Barnet Harriers, os franceses do Entente Franconville Césame Val d´Oise, os turcos do Fenerbahçe e os dinamarqueses do Sparta AM vão lutar pelo cetro continental e pela permanência no Grupo A, no setor masculino.
Em femininos, o Luch de Moscovo vai procurar revalidar o título conquistado no ano passado, tendo como rivais as equipas do Valência Terra e Mar, de Espanha, do Enka, da Turquia, o Sporting, de Portugal, o Dundrum South Dublin, da Irlanda, o Montreuil 93, de França, o USK de Praga, da República Checa, e o Birchfield Harriers, da Grã-Bretanha.
«Os russos são os campeões do mundo e qualquer dos seus atletas pode ser destacado, assim como os italianos. A Naide Gomes vem, o Nélson Évora também. Mas campeões do Mundo vão estar cá. Campeões Olímpicos vão estar cá. A parte competitiva está assegurada. Só peço que o vento esteja calmo nesses dias», afirmou Lara Ramos, frisando que a lista de participantes ainda não está completa e fechada.
O presidente da Associação de Atletismo do Algarve considerou que «será difícil» a equipa feminina do Sporting, quarta classificada na última edição, chegar a um lugar no pódio, uma vez que terá forte concorrência das russas do Luch, que «são a equipa nacional», das espanholas do Valência Terra e Mar e das turcas do Enka.
O mesmo acontece com a equipa masculina do Benfica, que foi quarta classificada no setor masculino no ano passado, mas vai contar com a oposição dos três primeiros classificados da última edição, o Fiamme Gialle, de Itália, o Playas de Castellón, de Espanha, e o Luch, da Rússia.
Com o contrato para a realização da prova em Vila Real de Santo António a terminar este ano, tanto a autarquia de Vila Real de Santo António, através da vereadora da Cultura e Desporto, Conceição Cabrita, como o presidente da Associação de Atletismo do Algarve consideraram ser «importante» fazer todos os esforços para no futuro assegurar a organização a prova, que tem um orçamento de 65 mil euros este ano.