Francis Obikwelu regressa este fim de semana à competição, quase um ano depois de se ter lesionado no Nacional de clubes de atletismo de 2012, com uma rotura muscular.
O regresso do vice-campeão olímpico de 100 metros em Atenas2004 vai ser feito no estádio Universitário de Lisboa, na fase de apuramento para a final do Campeonato Nacional da I divisão de atletismo (que se realiza no mesmo local a 8 e 9 de junho).
Ainda está por concretizar em que provas se dará o regresso do velocista luso-nigeriano, de 34 anos:
«Ainda não está totalmente definido em que provas ele vai entrar. A dúvida é se vai competir nos 100 e 200 metros, ou apenas numa dessas distâncias», explica Abreu Matos, diretor-técnico do atletismo do Sporting.
Obikwelu lesionou-se a 9 de junho do ano passado, justamente no estádio Nacional de Lisboa, na prova de 100 metros, com uma rotura muscular na zona da virilha, o que o impediu de competir nos Jogos Olímpicos de Londres2012.
Atualmente, o primeiro velocista do Sporting é o ex-júnior Carlos Nascimento, mas, para esta prova, Abreu Matos optou por ''fazer um teste'' com Obikwelu, tanto mais que o apuramento para a I divisão está praticamente assegurado.
«O Sporting não se irá apresentar na máxima força, mas irá certamente conseguir um lugar entre os sete primeiros, juntando-se ao Benfica na final, marcada para 8 e 9 de Julho, também em Lisboa», explica Abreu Matos.
«Apesar de não irmos na máxima força, apresentaremos uma equipa sólida e que irá certamente prestigiar o Sporting», acrescenta.
Este fim de semana, todas as equipas inscritas, exceto o Benfica em masculinos e o Sporting em femininos, que são os campeões, competem em várias pistas, para o escalonamento das equipas que disputarão depois as I, II e III divisões do Nacional de clubes.
Ao mesmo tempo da fase de apuramento para o Nacional de Clubes, os campeões nacionais disputam, em Vila Real de Santo António, a primeira divisão da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Francis Obikwelu naturalizou-se português em 2001 e desde então tem sido uma das principais figuras do atletismo luso. Além da medalha de ouro, sobressaem no seu palmarés o título de duplo campeão europeu, em 2002 e 2006, o de campeão europeu de 60 metros em 2011. É também o recordista europeu de 100 metros, com 9,86 segundos.