Gerard Piqué já pediu um novo companheiro e Tito Vilanova também admitiu a necessidade de se trazer mais alguém para o eixo defensivo catalão. Neste momento, o francês Jérémy Mathieu parece a opção mais viável.
O técnico do Barcelona queria Thiago Silva em primeiro lugar, mas o Paris Saint-Germain não está disponível para negociar o defesa-central contratado na última temporada ao AC Milan. Os campeões da Ligue 1 têm poder económico e os cofres catalães ficaram mais vazios depois da compra de Neymar.
Segundo o jornal Mundo Deportivo, Jérémy Mathieu é olhado em Camp Nou como uma contratação barata (cláusula de rescisão fixada em oito milhões de euros) e adaptável. O jogador de 29 anos pode jogar no centro ou no lado esquerdo da defesa. O gaulês deverá reforçar o Barcelona por uma verba a rondar os cinco milhões de euros.
Jérémy Mathieu chegou ao Valência em 2009-10, proveniente dos franceses do Toulouse. Sempre foi um dos habituais titulares do emblema 'che' e a sua facilidade de adaptação tornou-se uma utilidade. É isso que o Barcelona costuma valorizar. Jogadores que estão à vontade para serem úteis em mais do que um posto.