O secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, defendeu hoje a realização do Mundial2022 do Qatar durante o inverno, alegando melhores condições meteorológicas para a prática do futebol.
O torneio mundial está marcado para o período de verão, como é hábito, mas as temperaturas que se fazem sentir naquela zona do Golfo Pérsico, nessa época, rondam os 50 graus durante o dia.
Em declarações ao jornal inglês The Times, Gianni Infantino refere que “o torneio deve ser jogado no melhor período do ano, dependendo do local”, argumentando ter defendido o mesmo aquando do Mundial da África do Sul, em 2010.
As autoridades do Qatar tencionam investir um pouco mais de 100 mil milhões de euros em infraestruturas para a realização do Mundial, nomeadamente em estádios com alta tecnologia ao nível do ar condicionado, capaz de minorar os efeitos do calor.
Os presidentes da FIFA e da UEFA, Sepp Blatter e Michel Platini, respetivamente, têm vindo a defender a mesma solução, mas têm encontrado a oposição das principais ligas mundiais, já que um Mundial no inverno implicaria a dispensa de jogadores em fase relevante dos campeonatos.