O Málaga, “carrasco” do FC Porto na última Liga dos Campeões de futebol, viu hoje confirmada ausência das provas europeias por uma época, após o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) ter indeferido o recurso apresentado pelo clube andaluz.
Apesar de ter terminado no sexto lugar da Liga espanhola, o Málaga vai ficar excluído da Liga Europa por incumprimento financeiro, tal como o Rayo Vallecano, o que abre as portas à participação do Bétis (7.º) e do Sevilha (9.º).
A sanção imposta pela UEFA surge na sequência da implementação do denominado “fair-play” financeiro, que consiste num conjunto de regras para controlar as contas dos clubes e para verificar se estes cumprem os requisitos de participação nas competições europeias.
A equipa andaluza tinha sido inicialmente sancionada com duas temporadas de suspensão, a cumprir nas próximas quatro épocas, mas a UEFA, em maio, depois de analisada a situação do clube a março, reduziu o castigo para uma.
O Málaga, que mantém que cumpriu todos os parâmetros exigidos pelo denominado “fair-play” financeiro, recorreu, em seguida, ao TAS, que confirmou hoje a suspensão de uma temporada, que será cumprida em 2013/14.
O Málaga, dos portugueses Duda, Eliseu e Antunes, terminou no sexto lugar da Liga espanhola e foi o clube responsável pela eliminação do FC Porto, nos oitavos de final da “Champions”.