Dois sul-americanos e um espanhol. Dois falham castelhano e um português. Segundo um estudo da Pluri Consultoria, Neymar, que assinou recentemente pelo Barcelona, é o jogador mais valioso que participará na Taça das Confederações. Andrés Iniesta (Barcelona) segue o seu próximo companheiro de equipa e Edinson Cavani (Nápoles) fecha o top-3.
Apesar de ter custado 57 milhões de euros aos cofres do Barcelona, Neymar já vale qualquer coisa como 67 milhões de euros, um pouco mais do que Andrés Iniesta, que tem preço fixado em 62 milhões de euros. Cavani, que poderá deixar o Nápoles neste defeso, tem um preço de mercado a rondar os 56 milhões de euros.
A seleção brasileira, organizadora da prova, tem outros dois jogadores no top-10 dos mais valiosos: Hulk (7.º, Zenit) e Thiago Silva (10.º, PSG).
Em relação ao top-40 dos jogadores mais valiosos, a Espanha é a seleção melhor representada, com 17 atletas. Brasil (11), Itália (6), Uruguai (2), Japão (2), México (1) e Nigéria (1) completam a lista. O Taiti é a única equipa sem representantes nesta lista.
O pontapé da Taça das Confederações está marcado para o próximo dia 15 de junho, sábado, a partir das 18 horas de Lisboa. Na capital Brasília, o organizador Brasil e o Japão darão o pontapé de saída da prova de 'aquecimento' para o Mundial-2014.