O agora antigo jogador do Sporting e do Vitória de Guimarães anunciou o seu abandono da modalidade devido às múltiplas lesões no joelho esquerdo. O defesa direito tinha estado emprestado aos vimaranenses.
Segundo as declarações prestadas ao MaisFutebol, João Gonçalves revelou qual foi o maior problema com as lesões sofridas: « Não dava mais para continuar, pois é um problema que não tem solução. Não há retorno para o desgaste na cartilagem».
João Gonçalves afirma que não havia outra hipótese e que vai sentir muitas saudades de jogar futebol ao mais alto nível: « Quando a nova época começar, com os jogos a passar na televisão, é que me vou aperceber realmente. Mas já estou mentalizado. Claro que custa. Era um sonho de criança e ninguém espera encerrar a carreira aos 25 anos.»
João Gonçalves foi formado no clube leonino, onde passou a maior parte da sua carreira. Quando subiu a sénior, foi emprestado ao Olivais e Moscavide, Olhanense e Vitória de Guimarães, além de ter alinhado pela equipa B do Sporting.