O Sporting de Braga regressou hoje ao trabalho para a época futebolística 2013/14 com nove reforços, mas o novo treinador, Jesualdo Ferreira, deve receber nos próximas dias o guarda-redes Eduardo, outro regresso a Braga.
São várias as mudanças no clube liderado por António Salvador, desde o treinador, com Jesualdo Ferreira a substituir José Peseiro, ao plantel, que viu sair jogadores como Quim, Salino, Hugo Viana, Mossoró, Zé Luís ou Carlão.
Nota ainda para a reorganização interna do clube com mudanças nos departamentos médico e de comunicação e a ''promoção'' de Pedro Pereira de secretário técnico para diretor geral do futebol.
Dos 27 jogadores que constam do plantel provisório fornecido, apresentaram-se 22, mas apenas 19 cumpriram o primeiro treino, já que Sasso, Éder e Hélder Barbosa recuperam ainda de lesões e fizeram apenas trabalho no ginásio.
Dos nove reforços - Joãozinho, Milijkovic, Luís Silva, Luiz Carlos, Pedro Santos, Pardo, Edinho, Juan Carlos e Rafael Porcelli - apenas dois falharam a apresentação, devidamente autorizados pelo clube: Pardo e o médio espanhol Juan Carlos, jogador emprestado ao Betis e que os bracarenses querem ''trocar'' por Salvador Agra.
Também ausentes do primeiro dia da nova época estiveram Custódio, Rúben Micael e Elderson, ainda de férias por terem representado as seleções portuguesa e nigeriana até mais tarde.
O plantel ainda não está fechado e Rafa, jovem médio ofensivo do Feirense que o Sporting também deseja, pode reforçar o conjunto minhoto, como assumiu Jesualdo Ferreira.
O avançado Yazalde regressa do empréstimo ao Beira-Mar e vai ter mais uma oportunidade para se afirmar definitivamente no plantel principal dos ''arsenalistas'', o que nunca conseguiu desde 2009/10, época em que foi contratado ao Rio Ave.
O plantel às ordens de Jesualdo Ferreira vai trabalhar em Braga até 14 de julho e no dia seguinte inicia um estágio no Algarve de nove dias.
Plantel provisório para 2013/2014:
Guarda-redes: Cristiano, Kritciuk.
Defesas: Baiano, Douglão, Florent, Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Elderson, Santos, Joãozinho (ex-Beira-Mar/Sporting), Milijkovic (ex-Partizan, Ser), Sasso.
Médios: Custódio, Luís Silva (ex-Leixões), Luiz Carlos (ex-Paços de Ferreira), Rúben Micael, Mauro.
Avançados: Alan, Éder, Hélder Barbosa, Yazalde, Pedro Santos (ex-Vitória de Setúbal), Pardo (ex-Independente Medellin, Col), Edinho (ex-Académica), João Pedro, Juan Carlos (ex-Betis), Rafael Porcellis (ex-Santa Clara).
Treinador: Jesualdo Ferreira (ex-Sporting).
Saídas: Quim, Salino, Hugo Viana (Al Ahli, Dub), Djamal, Mossoró (Al Ahli, Ara), Rúben Amorim (Benfica), Zé Luís, Carlão.