O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que se encontra internado em estado crítico, será homenageado a 17 de julho, com um jogo de futebol da seleção da África do Sul e outro da equipa nacional de râguebi no mesmo estádio.
A informação é avançada pelo jornal The Citizen, explicando que a homenagem, que decorrerá no Soccer City do Soweto, em Joanesburgo, precede o dia de aniversário de Mandela, que a 18 de julho completará 95 anos.
O primeiro jogo irá opor os “Bafana Bafana” à seleção do Burquina Faso, seguindo-se no mesmo relvado o encontro de râguebi entre a África do Sul e a Argentina, incluído no Rugby Championship, principal torneio do hemisfério sul.
Na África do Sul, o futebol é o desporto preferido da maioria negra, enquanto o râguebi é preferido pelos brancos.
Os jogos, no mesmo cenário e no mesmo dia, têm a filosofia de “unir o país”, à semelhança do que Nelson Mandela sempre fez, segundo explicou o ministro dos Desportos, Fikile Mbalula.
Apaixonado por pugilismo na sua juventude, Mandela tem como episódio mais conhecido no desporto a sua intervenção no Mundial de râguebi de 1995, disputado na África do Sul.
No primeiro ano após as primeiras eleições democráticas, num país dividido pela raça, o ex-presidente foi capaz de juntar todos os africanos por uma mesma causa, a seleção de râguebi, até então um símbolo do domínio dos brancos no apartheid.