
A Espanha, campeã europeia, foi hoje eliminada nos quartos de final do Mundial de sub-20 de futebol, ao perder com o Uruguai no prolongamento, já depois de a França ter goleado o surpreendente Uzbequistão.
Favoritos à vitória na competição que se está a disputar na Turquia, os espanhóis mantiveram a tradição e voltaram a falhar a presença nas meias-finais, feito que não alcançam desde 2003.
Terceiro classificado do último campeonato sul-americano da categoria, o Uruguai garantiu a sua primeira meia-final em 14 anos (sete edições), graças a um golo de Felipe Avenati, aos 103 minutos, cinco depois de ter entrado em campo.
Durante o tempo regulamentar, a Espanha foi sempre a equipa mais perigosa e criou as melhores oportunidades, com destaque para um canto direto de Gerard Deulofeu, aos 27 minutos, com a bola a bater na barra, mas acabou por cair no prolongamento, num lance em que o “gigante” Avenati surgiu solto ao primeiro poste.
Mais cedo, a França, sem o portista Thibaut Vion, garantiu a segunda meia-final consecutiva – em 2011 foi eliminada por Portugal -, após golear o Uzbequistão, por 4-0.
Yaya Sanogo (31 minutos), Paul Pogba (35), Florian Thauvin (43), estes dois de grande penalidade, e Kurt Zouma (64) marcaram os golos franceses.
Nas meias-finais, a França vai defrontar o vencedor do encontro entre o Gana, “carrasco” de Portugal, e o Chile, enquanto o Uruguai defronta o Iraque ou a Coreia do Sul.