As seleções de futebol de sub-20 do Iraque e do Gana qualificaram-se hoje para as meias-finais do Campeonato do Mundo da categoria, que está a ser disputado na Turquia, ao derrotarem a Coreia do Sul e o Chile, respetivamente.
O Iraque só assegurou o triunfo no jogo dos quartos de final no desempate através de grandes penalidades (5-4), depois de ter estado em vantagem duas vezes durante o tempo regulamentar, que terminou 2-2, e uma vez no prolongamento (3-3).
Ali Faez colocou o Iraque a vencer, aos 21 minutos, na conversão de um castigo máximo, quatro minutos depois Changhoon Kwon empatou, ainda na primeira parte Farhan Shakor voltou a colocar a seleção do médio oriente em vantagem, aos 42.
Após o intervalo, Gwanghun Lee, aos 50, voltou a igualara e levou a partida para o prolongamento, fase em que Farhan Shakor marcaria novamente para os iraquianos, aos 118, mas, quando passavam dois minutos dos 120, Hyuncheol Jung obrigou ao desempate nas grandes penalidades.
Na “lotaria”, o Irão venceu por 5-4, tendo o seu guarda-redes Mohammed Hameed sido o herói, ao defender a grande penalidade de Gwanghun Lee, depois de Mohammed Jabbar Arebat e Jeimin Yeon já terem falhado nas conversões.
Também o Gana, “carrasco” de Portugal na competição, começou por desperdiçar a vantagem conquistada, logo aos 11 minutos, com o golo de Odjer, permitindo que o Chile, por intermédio de Nicolas Castillo e Henriquez, aos 23 e 27 minutos, tomasse a dianteira, empatando por Assifuah, aos 72.
No prolongamento, foi a vez de o Chile se adiantar, novamente pelo avançado Henriquez, que tem contrato com o Manchester United, aos 98 minutos, e a permitir a recuperação do Gana, primeiro com o empate de Salifu, aos 113, e o “bis” de Assifuah, aos 120+1, que selou o apuramento da seleção africana.
Nas meias-finais, a disputar na quarta-feira, o Iraque vai defrontar o Uruguai, do benfiquista Gianni Rodriguez, em Trabzon, e o Gana vai disputar a presença na final diante da França, do portista Thibaut Vion, em Bursa.