O avançado paraguaio de 31 anos terminou contrato com o Manchester City e assinou a custo zero pelo Málaga, continuando no emblema andaluz depois de uma temporada por empréstimo. Roque Santa Cruz comprometeu-se para as próximas três temporadas.
Roque Santa Cruz defrontou o FC Porto nos oitavos-de-final da Champions League e apontou o segundo tento do Málaga, no La Rosaleda, que eliminou os azuis e brancos da prova, depois de uma derrota por 2-0, fora de portas (vitória em casa, 1-0).
O Málaga, fruto da sua crise económica, tem estado mais vendedor do que comprador, pois perdeu unidades fundamentais como Isco (Real Madrid), Demichelis (Atlético de Madrid) e Joaquín (Fiorentina). Roque Santa Cruz custou zero euros e já conhece a realidade do emblema do sul de Espanha.
Fernando Tissone (Sampdoria), Bobley Anderson (WAC Casablanca), Flávio Ferreira (Académica de Coimbra) e Antunes (Paços de Ferreira) foram as outras contratações do Málaga até ao momento. O alemão Bernd Schuster foi o escolhido para substituir Manuel Pellegrini, que abraçou o projeto do Man City.