A França sagrou-se pela primeira fez campeã mundial de futebol de sub-20, ao derrotar o Uruguai, por 4-1, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, na final do Campeonato do Mundo, disputada em Istambul.
No Ali Sami Yen Arena de Istambul as duas equipas protagonizaram um jogo equilibrado, sem golos nos 90 minutos e no prolongamento. No desempate, a França concretizou por quatro vezes e o Uruguai apenas uma, com o guarda-redes gaulês a segurar o remate por duas vezes (4-1).
O Uruguai, que vinha de uma vitória muito difícil sobre o Iraque, nas meias-finais (nas grandes penalidades), pareceu mais cansado do que a França, sempre extremamente regular ao longo do torneio, em que foi a seleção mais ofensiva.
De qualquer forma, os sul-americanos mostraram grande determinação e acerto na defesa, sempre à procura do erro do adversário. O Uruguai esteve perto de marcar, aos 19 minutos, mas Areola iniciou o seu ''espetáculo'' e travou Lopez.
A ''celeste'' melhorou após o intervalo e conseguia mais remates à baliza que o seu adversário. Grande oportunidade aos 65 minutos, de novo por Lopez, agora a errar o alvo.
A seis minutos dos 90, Verretout teve nos pés hipótese de golo para os franceses, que então pressionavam, para evitar o prolongamento.
Depois, o cansaço foi evidente e as duas equipas pioraram o padrão de jogo, insistindo em jogadas individuais, pouco incisivas. O inédito campeão de sub-20 teria de ser encontrado nas grandes penalidades.
Pogba, eleito melhor jogador do torneio, colocou a França na frente, após o que o Uruguai desperdiçou a sua oportunidade, com Velazquez a permitir que Areola defendesse pela primeira vez.
Veretout fez o 2-0 e tudo ficou praticamente definido com novo erro da ''celeste'', protagonizado por Arrascoeta. Bastou à França manter a eficácia total no remate, o que conseguiu, com os ''tiros'' de Ngando Elessa e Foulquier.
Gianni Rodriguez, jogador do Benfica ''B'', foi titular no Uruguai e saiu lesionado aos 100 minutos de jogo, substituído por Olaza.
Ficha de Jogo:
Jogo no Ali Sami Yen Arena, em Istambul.
França - Uruguai, 0-0, após prolongamento, 4-1 nas grandes penalidades.
Marcadores das grandes penalidades:
1-0, Pogba
1-0, Velazquez (defesa).
2-0, Veretout.
2-0, Arraacata (defesa).
3-0, Ngando.
3-1, Olaza.
4-1, Foulquier.
Equipas:
França: Areola, Zouma, Digne (Polomat, 115), Foulquier, Sarr, Pogba, Thauvin, Kondogbia, Verretout, Sanogo, Bahebeck (Bosetti, 64, Ngando Elessa, 112).
Treinador: Pierre Mankowski.
Uruguai: De Amores, Velazquez, Silva, Gimenez (Varela, 84), Rodriguez (Olaza, 100), Laxalt (Arrascaeta, 71), Acevedo, Pais, Cristoforo, Lopez e Avenatti.
Treinador: Juan Verzeri.
Árbitro: Roberto Garcia (México).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Velazquez (34), Pogba (61), Cristoforo (77), Veretout (93).