O lateral direito português foi contratado a custo zero pelo clube turco e assinou um contrato válido para as próximas três temporadas. José Bosingwa estava livre depois de ter rescindido o contrato que o ligava ao Queen’s Park Rangers.
Depois de ter sido campeão europeu pelo Chelsea, Bosingwa esteve na última temporada no QPR, uma época em que jogou pouca e onde as polémicas foram muitas. Deste modo, clube e jogador acertaram a rescisão de contrato, fazendo do internacional português um jogador livre para decidir o seu futuro. O Trabzonspor foi o clube que ofereceu as melhores condições a Bosingwa e o jogador já está na Turquia, onde foi recebido de forma apoteótica.
José Bosingwa teve em carteira diversas ofertas para seguir a sua carreira, mas optou pelo clube turco muito por influência de Malouda: o internacional francês saiu do Chelsea rumo ao Trabzonspor e aconselhou o jogador português a partilhar o mesmo clube. O clube turco pode estar na fase de grupos da Liga Europa mas precisa de ultrapassar a terceira pré eliminatória da competição.
O clube turco está comprador nesta altura da reabertura do mercado de transferências e fala-se que Lucas Barrios e Salomou Kalou são os mais recentes alvos do Trabzonspor.