Albelda, veterano médio do Valência, decidiu não iniciar uma nova temporada e pendurar as chuteiras a menos de um mês de completar 36 primaveras. O contrato com o clube 'che' terminou no final da época 2012-13.
A carreira sénior de David Albelda começou no Villarreal, em 1996-97. Antes, havia representado as camadas jovens do Alzira. Foi figura de proa do Valência no início do século XXI, período em que a equipa do sul de Espanha conquistou dos títulos da Liga BBVA, uma Liga Europa e uma Supertaça Europeia.
Apesar de ter falhado a ascensão da seleção espanhola, primeiro com Luis Aragonés (2008), depois com Vicente Del Bosque (2010 e 2012), Albelda terminou a carreira com 51 internacionalizações na 'La Roja'. Depois de terminar contrato com o Valência, o médio decidiu pendurar as chuteiras e não procurar nova colocação.
Apesar de a informação ainda não ter sido oficializada, tem sido avançada pela Onda Cero e pela agência noticiosa EFE, que cita fontes próximas jogador. David Albelda deixará para trás uma ligação ininterrupta de 14 anos com o Valência, entre 1999 e 2013.