loading

Supertaça: FC Porto só perdeu uma final perante o Vitória de Guimarães

O FC Porto apenas perdeu uma de quatro finais disputadas frente ao Vitória de Guimarães, clube que vai defrontar em novo jogo decisivo, para a Supertaça Cândido de Oliveira de futebol.

Supertaça: FC Porto só perdeu uma final perante o Vitória de Guimarães

Desde 1939, ano em que fizeram o primeiro de 153 jogos entre si, portistas e vimarenenses encontraram-se em quatro finais de competições nacionais (duas da Taça de Portugal e outras tantas da Supertaça), que se saldaram em três triunfos ''azuis e brancos'' e um minhoto.

O último frente a frente aconteceu há exatamente dois anos, também na final da Supertaça, ganha pelos atuais tricampeões nacionais, que tiveram no central Rolando o ''herói'' improvável da noite, ao apontar o ''bis'' que derrotou os vitorianos (2-1).

A partida, disputada em Aveiro, surgiu na sequência do que havia sucedido poucos meses antes, na final da Taça de Portugal 2010/11, em que o FC Porto se impôs por claros 6-2, na tarde do colombiano James Rodríguez, autor de um ''hat-trick''.

À semelhança das duas últimas finais, também a primeira, disputada em 1988, ''sorriu'' aos portistas, que bateram o Vitória de Guimarães na decisão da prova ''rainha'' do futebol português, graças ao tento solitário de Jaime Magalhães (1-0).

No entanto, quatro meses depois, os minhotos ''vingar-se-iam'' do então campeão nacional, ao conquistarem a única Supertaça do seu palmarés, numa final disputada a duas mãos, primeiro com um triunfo no Estádio D. Afonso Henriques (2-0) e, depois, com um nulo nas Antas (0-0).

A 35.ª Supertaça Cândido de Oliveira, entre FC Porto e Vitória e Guimarães, está marcada para sábado, a partir das 20:45, no Estádio Municipal de Aveiro.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?