loading

Supertaça: Paulo Fonseca nunca perdeu frente a Rui Vitória

O treinador Paulo Fonseca ainda não consentiu qualquer derrota frente ao homólogo Rui Vitória, dois técnicos que se vão defrontar na final da Supertaça Cândido de Oliveira de futebol, que opõe o FC Porto ao Vitória de Guimarães.

Supertaça: Paulo Fonseca nunca perdeu frente a Rui Vitória

Paulo Fonseca, de 40 anos, e Rui Vitória, de 43, defrontaram-se apenas em três ocasiões enquanto técnicos principais, que se saldaram em dois empates e num triunfo do atual timoneiro ''azul e branco''.

O último confronto remonta a abril deste ano, na 27.ª jornada da I Liga 2012/13, num encontro entre Vitória de Guimarães e Paços de Ferreira, que terminou com uma igualdade 2-2, com Tiago Rodrigues e Amido Baldé a ''faturarem'' para os vimarenenses, e Luiz Carlos e Caetano para os pacenses.

No entanto, meses antes, na partida da primeira volta (12.ª jornada), o avançado Cícero já tinha oferecido a Paulo Fonseca o único triunfo deste historial, ao apontar o ''bis'' com que o surpreendente Paços de Ferreira derrotou o Vitória de Guimarães (2-1).

Já o primeiro confronto sucedeu no decorrer da temporada 2011/12, quando o Desportivo das Aves, então comandado por Paulo Fonseca, recebeu os vitorianos na quarta ronda da Taça de Portugal, acabando por eliminar a formação de Rui Vitória, no desempate por grandes penalidades, depois do nulo (0-0) registado no prolongamento.

Além destes três jogos, há ainda a registar dois embates no futebol de formação: em 2005/06, Paulo Fonseca iniciava a carreira de treinador, ao serviço dos juniores do Estrela da Amadora, enquanto Rui Vitória era o responsável pelos juniores do Benfica.

As duas formações encontraram-se na fase regular da zona sul do Nacional de juniores, primeiro com uma vitória das jovens ''águias'' (3-2) e, depois, com uma igualdade (2-2).

Por outro lado, se o técnico dos ''dragões'' não perdeu nenhuma das três partidas frente ao Vitória de Guimarães, Rui Vitória nunca venceu o FC Porto, somando cinco derrotas e dois empates, nos sete jogos disputados (cinco para a I Liga, um para a Taça de Portugal e um para a Taça da Liga).

Contudo, a primeira das duas igualdades frente aos portistas acabou por originar uma das maiores surpresas da época 2007/08, quando Rui Vitória viu o seu modesto Fátima eliminar o FC Porto na edição inaugural da Taça da Liga, no desempate por penáltis.

O quarto confronto entre Paulo Fonseca e Rui Vitória está marcado para sábado, às 20:45, na final da Supertaça Cândido de Oliveira, que se disputa no Estádio Municipal de Aveiro.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?