O australiano Adam Scott e o norte-americano Jim Furyk fizeram o melhor arranque no campeonato PGA de golfe, em Oak Hills, Rochester, nos Estados Unidos), muito à frente do líder mundial, Tiger Woods.
Scott e Furyk terminaram a primeira das quatro rondas do torneio com 65 pancadas, cinco abaixo do PAR. Logo a seguir, com 66 pancadas, surgem o inglês Lee Westwood e o canadiano David Hearn.
Tiger Woods, o número 1 do mundo, terminou o dia inaugural na 50.ª posição, seis pancadas acima dos líderes e uma acima do PAR do campo.
O australiano Adam Scott, quinto do mundo, manteve as boas prestações que lhe permitiram ganhar o Masters, em abril último, e conseguir o segundo lugar do Open britânico, em 2012.
Depois de salvar o PAR no primeiro buraco (após uma má saída), Scott conseguiu cinco “birdies” (uma pancada abaixo do PAR) consecutivos a partir do quarto buraco.
Uma chuvada interrompeu a ronda a meio, por 70 minutos. No recomeço, Scott fez PAR no difícil buraco 11 e salvou o PAR no 18.º e último buraco com um “putt” de longa distância.
«É sempre complicado lidar com uma interrupção devido a chuva quando estamos a jogar bem, mas penso que isso não me custou uma única pancada a mais», declarou Adam Scott.
O recorde do campo está nas 64 pancadas e pertence aos norte-americanos Ben Hogan (1942) e Curtis Strange (1989).
Entre os outros favoritos, o detentor do título de Oak Hills, Rory McIlroy, da Irlanda do Norte, terminou a quatro pancadas dos líderes, na 22.ª posição.
Woods, a seis pancadas da liderança, está na 50.ª posição no meio de um pelotão de 24 golfistas, entre os quais se encontra também o seu compatriota e recente vencedor do Open britânico Phil Mickelson.