A versão 2013/14 do FC Porto, forte candidato a mais um ''tetra'' na I Liga de futebol, fará o seu arranque com nove contratações, dois regressos e um novo treinador (Paulo Fonseca, ex-Paços de Ferreira).
Por outro lado, e como já é tradição, os portistas perderam dois jogadores influentes: desta vez James Rodriguez e João Moutinho, que rumaram ao AS Mónaco a troco de 70 milhões de euros.
Um bom encaixe financeiro, mas um problema para o substituto de Vítor Pereira - que rumou ao futebol árabe -, se bem que, também como é hábito, os portistas parecem ter encontrado substitutos à altura.
O mexicano Herrera (ex-Pachuca), a mais cara contratação no seu país, reúne mais expectativas para substituir o internacional luso, mas o início de época tem sido favorável ao belga Defour.
Já no que diz respeito à saída do colombiano, a exibição e eficácia na Supertaça de Licá, contratado ao Estoril, conferem-lhe vantagem nesse particular.
Mas, a tática a implementar por Paulo Fonseca (tudo aponta para a inversão do triângulo a meio-campo), pode baralhar estas contas.
A verdade é que Paulo Fonseca vai adaptar o 4x3x3 clássico do FC Porto, olhando às experiências nos sete jogos da pré-temporada (seis vitórias e uma derrota) e à conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, sábado, frente ao Vitória de Guimarães (3-0).
E, nesse plano, jogadores como Quintero (ex-Pescara), a nova coqueluche da seleção da Colômbia, poderão ter um papal relevante.
É natural que os portistas ainda diminuam o número de jogadores às ordens de Paulo Fonseca, admitindo-se a via do empréstimo de dois ou três, no mínimo.
Não são expectáveis mais saídas, que não as relacionadas com o interesse de outros clubes (Jackson Martinez e Fernando estão sob várias ''miras''). Se acontecer, os ''dragões'' devem voltar ao mercado.
Nota final ainda para nova cedência do central Rolando e para o processo de resolução da situação do ganês Cristian Atsu, que não se encontra nas ''contas'' do treinador.
Plantel provisório para 2013/2014:
Guarda-redes: Helton, Fabiano, Sinan Bolat (ex-Standard Liège, Bel) e Kadú.
Defesas: Danilo, Maicon, Mangala, Abdolulaye, Alex Sandro, Otamendi, Fucile (ex-Santos, Bra) e Diego Reyes (ex-América, Mex).
Médios: Lucho González, Izmailov, Fernando, Defour, Tiago Rodrigues (ex-Vitória de Guimarães), Carlos Eduardo (ex-Estoril), Josué (ex-Paços de Ferreira) e Héctor Herrera (ex-Pachuca, Mex).
Avançados: Jackson Martinez, Varela, Quintero (Pescara, Ita), Kelvin, Licá (ex-Estoril), Ricardo (ex-Vitória de Guimarães), Iturbe (ex-River Plate, Arg) e Ghilas (ex-Moreirense).
Treinador: Paulo Fonseca.
Saídas: João Moutinho (AS Mónaco, Fra), James Rodriguez (AS Mónaco, Fra), Liedson, Rolando (Inter de Milão, Ita) e Castro (Kasimpasa, Tur).