A permanência na I Liga de futebol é o principal objetivo do Estoril-Praia, que mantém o mesmo discurso da temporada passada, embora não rejeite a possibilidade de voltar a lutar por um lugar na Liga Europa.
Com a fasquia mais alta de sempre na história do clube, pois os “canarinhos” nunca tinham participado em provas europeias, o treinador Marco Silva tem esta época um desafio ainda maior do que nas temporadas anteriores.
Depois do título de campeão da II Liga, em 2011/2012, e da quinta posição em 2012/2013, Marco Silva divide-se entre o desejo de, pelo menos, repetir a façanha e o discurso, que passa por traçar como objetivo a manutenção.
Uma nova qualificação é atingível, apesar da saída do plantel de três ''joias'', para os três “grandes”: o central Steven Vitória (Benfica), o lateral esquerdo Jefferson (Sporting) e o avançado Lica (FC Porto). O médio Carlos Eduardo, que passou a ser mais utilizado na ponta final da época, rumou também aos ''dragões''.
Estes jogadores importantes saíram, mas a maioria da equipa base manteve-se, pelo que o Marco Silva não deverá ter grandes dores de cabeça para formar um novo “onze”.
Contudo esta época tudo muda. Os adversários irão olhar o Estoril de outra forma e como um alvo a abater. A juntar-se a este facto soma-se outro, em caso de qualificação para a fase de grupos da Liga Europa, a sobrecarga de jogos.
Apenas três jogadores sabem o que isso é: Balboa (reforço para esta temporada e que já pisou palcos europeus, nomeadamente na Liga dos Campeões ao serviço de Real Madrid e Benfica), Carlitos (pelo Benfica e Basileia) e o ''capitão'' João Coimbra (Benfica), embora este último não fosse primeira opção na equipa titular dos “encarnados” em 2006/2007.
Uma possível sobrecarga poderá ser determinante para o desempenho da equipa ao longo da temporada e poderá revelar-se mesmo o ''calcanhar de Aquiles'' da equipa. Cabe a Marco Silva fazer a rotação correta e para isso conta com a entrada de 11 caras novas às quais se juntam dois juniores.
Plantel provisório para 2013/2014:
Guarda-redes: Vagner, Ricardo Ribeiro (ex-Moreirense) e João Manuel (ex-junior).
Defesas: Yohan Tavares, Bruno Miguel, Anderson Luís, Tiago Gomes, Mano, João Pedro, Rúben Fernandes (ex-Portimonense) e Babanco (ex-Olhanense).
Médios: Javier Balboa (ex-Beira Mar), Filipe Gonçalves (ex-Moreirense), João Pedro Galvão (ex-Santos, Bra), Gladstony (ex-São Paulo, Bra), Gerso, Gonçalo Santos, Evandro, Carlitos, João Coimbra e Diogo Amado.
Avançados: Fréderic Mendy, Luís Leal, Sebá (ex-FC Porto), Luiz Phellype (Standard de Liège, Bel), Leandro (ex-Trofense), Ricardo Vaz (ex-junior) e Bruno Lopes (ex-Albirex Niigata, Jap).
Treinador: Marco Silva.
Saídas: Jefferson (Sporting), Renan (Guarani, Bra), Mário Matos, Bruno Nascimento (Colónia, Ale), Steven Vitória (Benfica), Elizeu (Vitória, Bra), Hugo Leal, Carlos Eduardo (FC Porto), João Paulo (Desportivo das Aves), Pedro Henrique (Sporting da Covilhã), Diogo Tavares (Ancona, Ita), Dieguinho, Tony Taylor (Omónia, Chp) e Licá (FC Porto).