loading

I Liga 2013/2014: Sporting com fasquia mais baixa do que nunca

O Sporting parte para a época futebolística 2013/2014 com um novo treinador, a fasquia muito mais baixa do que em épocas anteriores em termos de objetivos e um plantel renovado e transformado.

I Liga 2013/2014: Sporting com fasquia mais baixa do que nunca
Futebol 365

A ascensão de Bruno de Carvalho à presidência do Sporting marcou uma rutura total com a política desportiva seguida nos mandatos anteriores, que se traduziu num corte severo no orçamento para o futebol e numa profunda transformação no plantel, aos quais não foram alheias a grave situação financeira que o clube vive e a crise económica que o país atravessa.

Pela primeira vez, os responsáveis pelo futebol, desde os dirigentes ao treinador, não assumem a luta pelo título como objetivo a atingir e nunca o grau de tolerância dos adeptos do Sporting foi tão percetível como agora, face às baixas expectativas em torno do desempenho da equipa.

Tal significa menor pressão sobre a Direção, o treinador e a equipa, o que implica dispor de mais tempo e de um ambiente mais favorável para construir uma equipa numa perspetiva de médio prazo, depois da pior época de sempre (sétimo lugar).

Por outro lado, a aposta clara da SAD em lançar jogadores oriundos da formação na equipa principal gera, desde logo, uma reação de simpatia e de condescendência por parte dos adeptos.

Neste contexto, as mudanças drásticas no plantel da época passada para a atual obrigam o novo treinador, Leonardo Jardim, a começar a trabalhar praticamente do zero na construção de uma equipa, que é uma mescla dos jogadores que escaparam “à sangria”, dos jovens oriundos da formação que estavam na equipa B (alguns deles já lançados por Jesualdo Ferreira na época passada) ou que estavam emprestados e dos que já foram contratados por este elenco técnico e diretivo.

Jardim já assumiu que pretende um plantel de 20 jogadores de campo e dois guarda-redes, no qual se destacam, à partida, as aquisições de Jefferson para o setor defensivo, de Gerson Magrão para o meio-campo e, em particular, dos pontas de lança Fredy Montero e Islam Slimani.

Plantel provisório para 2013/14:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck.

Defesas: Welder (ex-Palmeiras, Bra), Cédric, Maurício (ex-Sport Recife, Bra), Marcos Rojo, Jefferson, Eric Dier e Tiago Ilori.

Médios: Rinaudo, William Carvalho, Adrién Silva, Gerson Magrão (ex-Figueirense, Bra), André Martins, Diego Capel, Carrillo e Labyad.

Avançados: Fredy Montero (ex-Los Millonarios, Col), Salim Cissé (ex-Académica), Wilson Eduardo e Islam Slimani (ex-Bélouizdad, Alg).

Treinador: Leonardo Jardim (ex-Olympiacos, Gre).

Saídas: Jéffren, Pranjic, Onyewu, Bojinov, Boulahrouz, Schaars (PSV Eindhoven, Hol), Arias (PSV Eindhoven, Hol) e Ricky van Wolfswinkel (Norwich, Ing).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?