loading

Portugal evita derrota com Holanda com golo de Cristiano Ronaldo

Um golo de Cristiano Ronaldo, a três minutos do fim, permitiu à seleção portuguesa de futebol empatar (1-1) e evitar uma derrota diante da Holanda, em jogo particular disputado no Estádio Algarve.

Portugal evita derrota com Holanda com golo de Cristiano Ronaldo

No arranque da temporada 2013/2014 para o conjunto orientado por Paulo Bento, antes dos últimos compromissos para o grupo F de qualificação para o Campeonato do Mundo, a seleção lusa começou mal, mas melhorou na segunda parte, a tempo de alcançar um resultado que permita manter a moral antes do embate na Irlanda do Norte, a 06 de setembro.

Strootman deu vantagem à seleção holandesa, aos 17 minutos, mas o ''capitão'' da seleção portuguesa repôs a igualdade aos 87, marcando o seu 40.º tento ao serviço da seleção, ficando a um de Eusébio e a sete de Pauleta na lista de melhores marcadores da equipa das ''quinas''.

Face ao encontro com a Croácia (vitória por 1-0, com golo de Cristiano Ronaldo), realizado em junho, em Genebra (Suíça), Paulo Bento, que teve de superar cinco ausências por lesão para esta partida - Raúl Meireles, João Moutinho, Vieirinha, Varela e Nani -, praticamente ''revolucionou'' a equipa.

Com oito alterações no ''onze'' - apenas se mantiveram Fábio Coentrão, Rúben Amorim e Cristiano Ronaldo -, Beto foi o eleito para a baliza, João Pereira, Neto e Pepe completaram o setor defensivo, Miguel Veloso e Rúben Micael o meio-campo e Danny e Hélder Postiga jogaram ao lado do ''capitão'' na frente de ataque.

Perante 29.012 espetadores, um recorde de assistência no recinto algarvio, Cristiano Ronaldo protagonizou a primeira ocasião de perigo, cabeceando à figura de Vorm aos três minutos de jogo, mas o primeiro quarto de hora foi parco em bons momentos, com as duas equipas aparentemente interessadas em manter o jogo a um ritmo baixo.

A Holanda ameaçou aos 15 minutos, quando Van der Vaart quase aproveitava uma desatenção de João Pereira, e concretizou dois minutos depois (17): a defensiva portuguesa aliviou de forma defeituosa a bola, que sobrou para Strootman, o qual aplicou um remate certeiro à entrada da área.

O tento do conjunto holandês ''despertou'' um até aí ''adormecido'' Portugal, que, no entanto, apesar de ter tentado aplicar mais velocidade no seu jogo, esteve muito longe de construir lances perigosos para a baliza contrária.

Na melhor ocasião portuguesa até ao intervalo, aos 28 minutos, após um cruzamento da direita, a bola chegou até Rúben Micael, que em boa posição, falhou de forma escandalosa, atirando a escassos centímetros do poste.

A melhor fase de Portugal surgiu após o descanso, com a equipa de Paulo Bento a demonstrar maior dinâmica e intensidade ofensiva, ''empurrando'' os holandeses para o seu setor defensivo e criando várias oportunidades de perigo.

O guardião Vorm evitou, com excelentes defesas, um cruzamento-remate de Fábio Coentrão (48) e um ''tiro'' de Cristiano Ronaldo (64), antes de observar Paulo Machado atirar à barra da sua baliza (72).

O jogo parecia encaminhar-se para a derrota do conjunto português, até que, aos 87 minutos, surgiu o empate, com Cristiano Ronaldo a concluir na área um lance iniciado na esquerda por Miguel Veloso e Pepe, selando a igualdade e mantendo o bom registo português no confronto com a seleção holandesa, com a qual não perde há 22 anos.

Ficha de Jogo:

Jogo no Estádio Algarve.

Portugal - Holanda, 1-1

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Strootman, 17 minutos.

1-1, Cristiano Ronaldo, 87.

Equipas:

Portugal: Beto, João Pereira, Pepe, Neto (Bruno Alves, 82), Fábio Coentrão (Sílvio, 90), Miguel Veloso, Rúben Amorim (André Martins, 74), Rúben Micael (Paulo Machado, 46), Danny (Pizzi, 64), Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga (Nélson Oliveira, 64).

(Suplentes: Eduardo, Rui Patrício, Bruno Alves, Custódio, Paulo Machado, Nélson Oliveira, Bruno Gama, Ricardo Costa, André Martins, Pizzi, Josué e Sílvio).

Treinador: Paulo Bento.

Holanda: Vorm, Verhaegh (Van Rhijn, 47), De Vrij, Bruno Martins Indi, Daley Blind, Wijnaldum, Strootman, Van der Vaart (Van Ginkel, 46), Lens (Schaken, 82), Robben e Van Persie (Huntelaar, 58).

(Suplentes: Vermeer, Cillessen, Van Rhijn, Vlaar, Mathijsen, Schaken, Van Ginkel e Van Huntelaar).

Treinador: Louis van Gaal.

Árbitro: Paolo Mazzoleni (Suíça).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Bruno Martins Indi (34) e Miguel Veloso (81).

Assistência: 29.021 espetadores.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?