O defesa central português contratado esta temporada a custo zero pelo clube monegasco reafirma que está disponível para regressar à Seleção Nacional caso Paulo Bento assim o entenda. Ricardo Carvalho abandonou um estágio da seleção depois de saber que iria ficar no banco e Paulo Bento disse que nunca mais contaria com ele.
«É normal deixar o lugar para os mais jovens, mas não fechei a porta à Seleção», disse o defesa central internacional português ao site oficial do Mónaco. Contudo, na altura que que abandonou de forma intempestiva o estágio da seleção nacional em Óbidos em 2011, Ricardo Carvalho afirmou que se sentia desrespeitado e ferido na sua dignidade por Paulo Bento. O selecionador nacional recusou voltar a chamá-lo e, até ao momento, está a cumprir o que prometeu.
Quanto à nova aposta na sua carreira no futebol internacional em França, Ricardo Carvalho justificou a opção pelo Mónaco: «Depois de ter jogado em Portugal, Inglaterra e Espanha, queria descobrir um outro campeonato. (…) Sabia que estava em forma, não estou surpreendido com a minha estreia. E jogar ao lado de um futebolista tão experiente como Abidal ajuda imenso. Tem uma grande qualidade de jogo e é fácil jogar com ele. A nossa parceria tem margem de progressão porque ainda não nos conhecemos muito bem.»