Lograda qualquer hipótese de tirar Wayne Rooney ao Manchester United, José Mourinho aproveitou a vontade de Eto'o em reforçar o Chelsea e contratou o camaronês, ex-Anzhi. O contrato terá validade de apenas uma temporada.
«Não foi uma decisão complicada. Vi as condições do Chelsea e fiquei muito satisfeito com José Mourinho anteriormente. Por isso, quando a oportunidade surgiu, fiquei muito feliz por a poder agarrar», confessou Samuel Eto'o, em declarações ao site oficial do Chelsea.
Aos 32 anos, Samuel Eto'o soma passagens pelo Leganés, Real Madrid, Espanyol, Maiorca e Barcelona, mas foi no Inter de Milão que conseguiu a felicidade total. Ao lado de Mourinho, em 2009-10, conquistou três competições: Champions League, Série A e Taça de Itália. Frente ao Barcelona, em Camp Nou, nas meias-finais, realizou uma memorável exibição, terminando a partida a... defesa-esquerdo.
«Estou muito feliz por estar aqui, mas também ansioso, pois pretende começar a jogar o mais rapidamente possível», referiu ainda. O valor da transferência não foi revelado, nem o valor salarial do jogador. No entanto, Samuel Eto'o, segundo a imprensa inglesa, parecia disposto a diminuir os seus rendimentos de 20 milhões de euros/ano para oito milhões de euros/ano.