Formado nas escolas do Vitória de Guimarães, João Carneiro foi capitão durante muitos anos dos escalões de formação da equipa minhota, mas nunca uma aposta no plantel sénior. Aos 26 anos é a maior referência da AD Fafe, que milita no Campeonato Nacional de Seniores. Em conversa com o Futebol 365, o lateral-esquerdo falou do presente e do futuro.
Há menos de um ano, João Carneiro foi considerado pelo prestigiado site italiano 'Worldsoccerscouting.com' um dos jogadores portugueses com mais margem de progressão. Neste defeso muitos foram os convites para sair da AD Fafe, mas continuou. No mercado de inverno, o assédio promete regressar em força.
F365: Após alguns convites, estrangeiros e nacionais, porque se manteve na AD Fafe?
João Carneiro: Não é uma decisão fácil de se tomar. Aqui na AD Fafe as pessoas tratam-me bem e sei que o futebol nacional não atravessa uma fase muito boa, o que acaba por me deixar sempre muito apreensivo sobre qual a melhor decisão a tomar. Sou ambicioso e gosto de jogar em equipas que lutem em todos os jogos para vencer e aqui na AD Fafe esse é o sentimento.
F365: Foram públicos alguns convites de clubes de divisões superiores...
João Carneiro: Sim. Existiram alguns convites, um deles de um clube da Liga Zon Sagres, mas infelizmente as coisas não se concretizaram. Existiram também algumas situações para sair de Portugal, mas eram pouco concretas. Sou um jogador ambicioso e acredito que o meu trabalho será recompensado e que vão surgir outras possibilidades.
F365: Como se define enquanto jogador?
João Carneiro: Não gosto muito de falar sobre mim, prefiro que sejam os outros avaliar o meu trabalho. De qualquer forma, posso dizer que nos escalões de formação do Vitória de Guimarães joguei a médio-esquerdo e com o tempo acabei por descer para lateral-esquerdo. Por ser um atleta ambicioso gosto de fazer o corredor esquerdo todo.
F365: Os dados dizem que o João Carneiro é um defesa goleador...
João Carneiro: Não me posso considerar um goleador, mas o facto de aparecer bem na frente e por ter facilidade em rematar, leva-me sempre a somar alguns golos por época.
F365: Quais são os objetivos da AD Fafe para esta época?
João Carneiro: Os objetivos da AD Fafe para esta época são iguais aos mesmos desde o primeiro dia em que aqui cheguei: entrar em todos os jogos para os vencer. Agora com este novo cenário do Campeonato Nacional de Seniores, o primeiro objetivo é acabar nos primeiros lugares para passar à fase seguinte.
F365: E quais são os seus objetivos pessoais?
João Carneiro: São os mesmos que os da AD Fafe: entrar em todos os jogos para fazer o melhor possível e se isso chegar para levar de vencidos os nossos adversários melhor.
F365: Ainda sonha em chegar a um patamar superior no futebol português?
João Carneiro: Sou um jogador ambicioso e, graças a Deus, se ainda não subi um patamar não foi por falta de oportunidades. Só que quando decidir tomar esse rumo na minha carreira quero-o fazer com a consciência de que vou para bem melhor que a AD Fafe. Sair por sair não. Sou feliz em Fafe e agradeço ao clube e às pessoas de Fafe por me acarinharem.
F365: Tenta exponenciar essa convicção nas palavras com alguma rebeldia em campo?
João Carneiro: Os tempos não estão fáceis para ninguém e hoje em dia temos que ter consciência das decisões que decidimos tomar, sob pena de prejudicarmos o nosso futuro. Sempre me foram incutidos valores de verdade e de humildade e rejo a minha vida por aí. No futebol temos que ser audazes: a vontade de vencer tem que ser superior à vontade de respirar.