FC Porto e Benfica entregaram à UEFA a lista de jogadores inscritos para a Liga dos Campeões em futebol, com as «águias» a deixarem de fora Bruno Cortez e Sálvio e os «dragões» Kelvin.
Com a janela de mercado encerrada em quase todos os países, o organismo que tutela o futebol europeu publicou hoje a lista de jogadores nas 32 equipas que disputarão entre setembro e dezembro a fase de grupos da “Champions”.
O tricampeão nacional FC Porto apresenta 21 jogadores do plantel principal, mais 22 na lista B, preenchida com juniores e jogadores de formação, entre os quais Kadu, o terceiro guarda-redes, atrás de Helton e Fabiano, num conjunto de futebolistas no qual não está o brasileiro Kelvin.
No Benfica, destaque para a ausência do reforço brasileiro Bruno Cortez, jogador titular nas três primeiras jornadas, com Jorge Jesus a optar pelo também brasileiro Guilherme Siqueira, cuja contratação foi anunciada segunda-feira.
Fora das contas dos “encarnados” para esta fase de grupos está também o influente extremo argentino Eduardo Sálvio, jogador que se lesionou com gravidade no dérbi de sábado com o Sporting (1-1), com uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito.
Sálvio enfrenta uma longa paragem e só deverá voltar aos relvados em 2014.
Outros reforços não entram para já nas contas do treinador do Benfica, nomeadamente o sérvio Stefan Mitrovic, defesa central de 23 anos, contratado aos belgas do Kortrijk, ou a estrela argentina Funes Mori.
O avançado de 22 anos, que ainda não jogou esta época, chegou ao Benfica proveniente do River Plate e rotulado de craque, mas apenas foi convocado – e acabou na bancada – no jogo com o Sporting.
O FC Porto integra o grupo G da prova, com os russos do Zenit, que têm Luís Neto e Danny no plantel, os espanhóis do Atlético Madrid, de Tiago, e os austríacos do Áustria Viena.
Já o Benfica está no grupo C, juntamente com os franceses do Paris Saint-Germain, os belgas do Anderlecht e os gregos do Olympiacos, clube que também tem inscrito o português Paulo Machado.
Outros portugueses inscritos na principal prova de clubes da UEFA são: Amido Baldé (Celtic), Bruma (Galatasaray), Nani (Manchester United), Fábio Coentrão, Pepe e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).
FC Porto:
Guarda-redes: Helton e Fabiano.
Defesas: Danilo, Maicon, Fucile, Diego Reyes, Mangala, Alex Sandro e Otamendi.
Médios: Lucho, Josué, Izmailov, Herrera, Licá, Fernando e Steven Defour.
Avançados: Jackson Martinez, Juan Quintero, Ghilas, Silvestre Varela e Ricardo.
Benfica:
Guarda-redes: Artur, Paulo Lopes e Jan Oblak.
Defesas: Steven Vitória, Luisão, Maxi Pereira, Guilherme Siqueira, Garay, Sílvio, Jardel e André Almeida.
Médios: Fejsa, Ruben Amorim, Sulejmani, Djuricic, Matic, Gaitán, Enzo Perez e Ola John.
Avançados: Oscar Cardozo, Lima, Rodrigo e Lazar Markovic.