A campanha ''Deixe de fumar com o Barça'', promovida por FC Barcelona e Comissão Europeia, foi hoje distinguida com o prémio 2013 da Fundação Europeia do Pulmão (ELF), durante o Congresso Anual da Sociedade Europeia de Doenças Respiratórias (ERS).
Depois de 70.000 pessoas terem aderido à iniciativa, a campanha foi agora distinguida por promover as vantagens a longo prazo da cessação tabágica na vida dos ex-fumadores.
O galardão da ELF foi atribuído durante a cerimónia de abertura do Congresso Anual da ERS, que promove até quarta-feira, em Barcelona, a discussão entre 20.000 profissionais de saúde sobre os últimos avanços na medicina respiratória.
''O que mais nos impressionou nesta campanha foi a abordagem única levada a cabo para alcançar pessoas que não tinham conseguido deixar de fumar antes ou nem sequer tinham tentado. A campanha ajudou estas pessoas a deixar de fumar definitivamente, com um impacto significativo no nosso objetivo comum de divulgar a importância de uma boa saúde pulmonar'', afirmou a presidente da ELF, Monica Fletcher.
Em dezembro de 2012, a equipa de futebol do FC Barcelona associou-se ao programa da Comissão Europeia “Os ex-fumadores são imparáveis”, através do lançamento de um sítio na Internet e de aplicação móvel para ajudar a deixar o tabaco.
''É uma honra estar aqui com o FC Barcelona para receber este prémio pela campanha 'Quit Smoking With Barça'. Fico muito satisfeita por os resultados que alcançámos graças a esta parceria terem sido reconhecidos pela comunidade global de profissionais de saúde. 70.000 europeus participaram na campanha 'Quit Smoking With Barça' e quase 400.000 estão a tentar deixar de fumar com a ferramenta para deixar de fumar iCoach da campanha mais abrangente 'Os Ex-Fumadores são Imparáveis'. Esperamos poder continuar a inspirar cada vez mais pessoas a aproveitar todos os benefícios de uma vida sem tabaco'', referiu Paola Testori Coggi, Diretora-Geral da Saúde e dos Consumidores da Comissão Europeia.
Com a campanha “Deixe de fumar com o ‘Barça’”, o clube e a Comissão Europeia pretendem reduzir as 700.000 mortes anuais provocadas pelo tabaco, tentando encorajar e apoiar os fumadores europeus a abandonarem o hábito de fumar.
Através da aplicação (FCB iCoach) e do sítio na Internet (quitsmokingwithbarca.eu), quem quiser deixar o tabaco pode receber orientação e apoio personalizados diretamente dos jogadores, treinadores e funcionários do FC Barcelona, numa ação que pretende chegar a mais de 140 milhões de fumadores.