A presidente da câmara de Madrid, Ana Botella, disse hoje ter comunicado ao rei Juan Carlos e ao presidente do Governo, Mariano Rajoy, que Madrid não deve candidatar-se à realização dos Jogos Olímpicos de 204.
Botella deu a conhecer a sua decisão hoje na sua primeira declaração pública depois de no fim de semana Madrid ter sido eliminado na sua terceira tentativa de acolher uns jogos Olímpicos, numa votação do Comité Olímpico Internacional (COI) em Buenos Aires.
Para Botella, a candidatura olímpica “já proporcionou à cidade todos os benefícios que se podem esperar dela”.
Numa primeira reação ao anúncio, o ministro da Educação, Cultura e Deporto, Wert, disse na RTVE considerar a decisão “prudente” por considerar que se espera, na candidatura a 2024, “uma forte concorrência” de cidades europeias.
Botella tornou-se a cara da derrota de Madrid especialmente depois da onda de piadas que se gerou em tornou ao discurso em inglês da responsável da maior autarquia espanhola.
Mais do que os comentários face à derrota de Madrid, em detrimento de Tóquio, a expressão mais repetida em Espanha nas redes sociais e na rua foi a usada por Ana Botella no sábado: “a relaxing cup of café con leche in Plaza Mayor'' (uma relaxante chávena de 'café con leche' na Plaza Mayor).
Botella, casada com o ex-chefe de governo espanhol Jose Maria Aznar, apresentou as vantagens da candidatura de Madrid perante a assembleia do Comité Olímpico Internacional (COI), em Buenos Aires, expressando-se num inglês com fortíssimo sotaque espanhol.
Madrid foi eliminada na primeira ronda de votação por Istambul que acabou por perder na votação final para Tóquio a quem caberá organizar os jogos de 2020.