O francês Kenny Elissonde (fdj) venceu hoje a 20.ª e penúltima etapa da Volta a Espanha em bicicleta, no Alto do Angliru, enquanto o líder, o norte-americano Chris Horner (RadioShack), foi segundo e deixou a corrida sentenciada.
Naquela que é uma das subidas mais difíceis do ciclismo mundial, a fechar uma tirada de 142,2 quilómetros inciada em Avilés, Elissonde levou uma fuga até final para ganhar em 3:55.36 horas, enquanto Horner deixou o italiano Vincenzo Nibali (Astana) para trás e chegou a 26 segundos do francês, preparando-se para ser o mais velho corredor a vencer uma grande volta, aos 41 anos.
Na geral, o camisola vermelha ampliou a diferença para Nibali de três para 37 segundos e no domingo vai suceder ao italiano no historial de vencedores da Vuelta, enquanto o espanhol Alejandro Valverde (Movistar) vai fechar o pódio. Nibali cruzou a meta em quarto, atrás de Valverde e à frente do português André Cardoso (Caja Rural), todos a 54 segundos do vencedor, enquanto José Mendes (NetApp) foi sétimo, a 1.15 minutos.
Após os demolidores 12,2 quilómetros de subida asturiana, com 10% de inclinação média e máxima de 23,5, a Volta a Espanha termina do domingo, com uma etapa de 109,6 quilómetros entre Leganés e Madrid, palco da consagração de Chris Horner.