O treinador da equipa de juniores do Benfica, João Tralhão, afirmou que a UEFA Youth League vem ajudar a reduzir a diferença entre o futebol de formação e a competição profissional.
A Liga Jovem da UEFA é primeira competição de clubes da UEFA para jovens, com as equipas de juniores dos 32 participantes na fase de grupo a marcarem presença na prova, nos mesmos grupos que as equipas principais.
''É uma competição que vem dar resposta a uma lacuna que já foi identificada, a nível nacional e internacional, entre formação e competição profissional. Existe um fosso e parece-me que esta competição vem ajudar a reduzir esse espaço entre o rendimento da formação e o rendimento profissional'', disse o técnico à agência Lusa.
João Tralhão explicou que a equipa do Benfica vai entrar na prova com o objetivo de ''jogar para vencer'' e preparar melhor os jovens jogadores para as exigências do futebol profissional.
Tal como a equipa principal, o Benfica vai enfrentar os franceses do Paris Saint-Germain, os belgas do Anderlecht e os gregos do Olympiacos, mas o técnico explicou que, no caso da formação, não é um sorteio favorável.
''É preciso diferenciar aquilo que é o sorteio da equipa principal para este. Se pensarem que não são os grandes nomes do futebol europeu, na formação o cenário muda. Estas equipas apostam muito na formação e que têm os melhores jogadores dos seus países'', frisou.
João Tralhão lembrou que Anderlecht e PSG têm já jogadores da sua equipa de juniores a alinhar na equipa principal e que todas as equipas do grupo fornecem muitos jogadores às respetivas seleções nacionais.
''Não existe um favorito muito marcado. Do ano passado, apenas oito jogadores fazem parte da equipa que foi campeã nacional, mas uma das seguranças que temos é a verticalidade que o clube tem na formação. Estamos preparados para a ‘Champions’ da formação'', concluiu.
O primeiro jogo do Benfica é frente aos belgas do Anderlecht, em jogo marcado para terça-feira, pelas 16:00, no Centro de Estágio do Seixal.