A 12.ª jornada da Liga Ucraniana está a ser estranhamente pródiga em goleadas. Se ontem o Shakhtar Donetsk derrotou o Arsenal de Kiev por esclarecedores 7-0, hoje o Dínamo de Kiev aumentou a parada, exterminando o Metalurg Donetsk com um super 9-1. Duas partidas, 17 golos marcados. É obra!
A história da partida pode ser contada de forma bastante simples. Aos 19', Denis Golaydo foi expulso (vermelho-direto) e deixou a equipa do Metalurg a jogar com dez unidades. A partir desse momento, 'via verde' do Dínamo de Kiev em direção à baliza adversária. Foi quem mais quis marcar. Miguel Veloso foi substituído aos 54 minutos.
Yarmolenko (21') e Jeremain Lens (27') levaram o Dínamo de Kiev em vantagem para o descanso, mas a equipa regressou com um apetite voraz dos balneários, mesmo depois de Lazic ter reduzido para os visitantes (40'). O franco-marroquino Younes Belhanda assinou um 'hat-trick' (48', 70', 73'), Yarmolenko (64') e Jeremain Lens (62') voltaram a marcar, enquanto Lukman Haruna também fez o gosto ao pé (67'). Aos 89 minutos, o congolês Mbokani fechou as contas da partida.
Com este resultado, o Dínamo de Kiev ascendeu à quinta posição do campeonato, com 21 pontos, a nove da liderança isolada do Metalist, que ainda hoje buscará um triunfo no reduto do segundo Dnipro (17.30 horas de Lisboa). O Metalurg caminha no décimo posto, somando 14 pontos.