O capitão dos campeões do Mundo de sub-20 de 1989, Tozé, defende que a sua geração "abriu as portas" para afirmação dos jovens no futebol português, mas lamenta que, na sua altura, isso não tenha acontecido.
Tozé, o capitão da seleção de sub-20 que em 1989 venceu Campeonato do Mundo da categoria, disputado em Riade, considerou, em entrevista à Lusa, que o feito dessa equipa "revolucionou o futebol português".
Os jogadores da seleção portuguesa jantaram hoje, em Óbidos, com alguns dos campeões mundiais de futebol sub-20 de Riade, há 25 anos, no âmbito do estágio de preparação para o Mundial2014 do Brasil.
O “capitão” dos campeões de Riade, Tozé, acredita que foi a “geração de ouro” do futebol português que abriu caminho à aposta na formação e ao estatuto de alta competição, permitindo aos jovens competir sem importunar os estudos.
A taça do Mundo que Tozé, capitão dos sub-20 de Portugal, levantou há 25 anos, coincidiu com a última vez que se pôde afirmar campeão naquilo em que, ainda hoje, o faz correr nos relvados: o futebol.