O brasileiro Bernard terminou o seu contrato com o Shakhtar Donetsk, e hoje aproveitou para agradecer a todos os envolvidos na sua caminhada e deixar uma palavra de apreço ao técnico Paulo Fonseca, considerando que este «é um treinador muito inteligente» e que foi a base do sucesso da equipa ucraniana nas últimas duas épocas.
De acordo com o site Goal, o brasileiro foi alvo de propostas de vários clubes brasileiros, e recusou renovar contrato com os ucranianos do Shakhtar Donetsk.
O Shakhtar Donetsk, emblema que é orientado por Paulo Fonseca, voltou a sagrar-se campeão ucraniano após duas temporadas de jejum, e Bernard, médio brasileiro, somou o seu segundo campeonato em quatro anos na Ucrânia.
Depois de garantir Rui Vitória como novo treinador do Benfica, Luis Filipe Vieira pretende agora "presentear" no novo técnico "encarnado" com quatro novos reforços para a equipa de futebol, entre os quais, o internacional português Nani.
O treinador romeno do Shakhtar Donetsk não se coibiu de criticar o extremo internacional brasileiro por se estar sempre a queixar das condições e por não estar a render o que seria esperado. Mircea Lucescu diz que a culpa destas queixas também recai sobre os empresários dos jogadores, que querem ganhar dinheiros com as transferências.
O treinador romeno diz que o comportamento do brasileiro é inadmissível porque ainda não se apresentou ao trabalho depois de disputar o Mundial com a camisola do Brasil e vê o extremo como um jogador de redes sociais. Bernard já respondeu e garante que Mircea Lucescu precisa de aulas de matemática.
O extremo internacional brasileiro do Shakhtar Donetsk assegurou que estava mais inclinado em representar os dragões na temporada passada mas a proposta não agradou ao Atlético Mineiro. Bernard afirmou que está sempre a par das novidades do FC Porto e vê o futebol português como parecido com o brasileiro.
O extremo internacional brasileiro do Shakhtar Donetsk não está nada satisfeito no clube ucraniano, uma vez que não concorda com a rotação permanente dos jogadores titulares. Bernard está disposto a sair por jogar muito pouco mas só vai decidir o seu futuro após o Mundial.
O clube brasileiro ainda não conseguiu desbloquear parte da verba sobre a transferência do extremo brasileiro para o Shakhtar Donetsk. O Atlético Mineiro continua a trabalhar com a justiça brasileira para conseguir receber todo o montante a que tinha direito.
De acordo com o especialista em futebol internacional Rui Malheiro, a resposta é um rotundo não. O jovem internacional brasileiro teria muito melhores condições para atingir o sucesso desportivo em pouco tempo se tivesse escolhido o FC Porto.
O extremo internacional brasileiro que trocou o Atlético Mineiro pelo Shakhtar Donetsk afirma que se sente em casa na Ucrânia. Bernard assinala que tem recebido muita ajuda do técnica Mircea Lucescu e diz que este é um desafio que quer superar.
O clube brasileiro está em risco de ficar sem mais de metade do valor que vendeu o extremo promissor canarinho ao Shakhtar Donetsk. Um tribunal de Belo Horizonte ordenou o congelamento da quantia devido a dívidas ao fisco.
Agora é oficial. Bernard chegou a estar nos planos do FC Porto, mas acabou por reforçar os ucranianos do Shakhtar Donetsk. Apesar de existirem rumores de que o médio brasileiro quereria rumar a Portugal, a proposta da Ucrânia terá sido muito mais vantajosa para os cofres do Atlético-MG.
O internacional brasileiro de 20 anos estará com dúvidas quanto ao seu futuro e está hesitante em apostar no Shakhtar Donetsk. Bernard está ainda a ponderar a proposta do clube ucraniano e o seu futuro ainda está num plano indefinido.
O Shakhtar Donetsk, tetracampeão ucraniano, parece firme na vontade de juntar Bernard à sua comitiva, recheada de compatriotas brasileiros. O jovem de 20 anos, ainda pertencente aos quadros do Atlético-MG, viajará até à cidade de Donetsk para conhecer melhor o gigante do leste europeu.
A progenitora do extremo brasileiro de 20 anos desmente que o seu filho já tenha tudo acertado quer com o FC Porto quer com o Shakhtar Donetsk, os principais interessados em Bernard. O jogador do Atlético Mineiro continua com o seu futuro indefinido.
Será hoje, muito provavelmente, o último jogo de Bernard com a camisola do Atlético-MG. A equipa que venceu a Taça dos Libertadores recebe o Atlético-PR, mas o centro das atenções continua a ser o jovem internacional brasileiro e o seu futuro. Shakhtar e FC Porto já colocaram os seus argumentos em cima da mesa. Agora caberá ao jogador decidir.