A "brazuca", uma bola com desenho inovador e pintada de branco, verde, azul e laranja, foi apresentada na noite de terça-feira numa cerimónia no Rio de Janeiro como o esférico oficial que será utilizado no Mundial de 2014, no Brasil.
Depois da polémica "jabulani" do Mundial de 2010 na África do Sul, criticada por vários jogadores, a Adidas, responsável pela conceção da bola, apresentou a sua proposta para 2014, numa cerimónia presenciada por jornalistas e convidados especiais.
A bola é branca e adornada com várias franjas de azul claro, verde e laranja, em conjunto com triângulos ilustrando um céu estrelado.
O nome da bola, "brazuca", é o gentílico informal de Brasil.
A cerimónia contou com algumas estrelas como Cafu, ex-capitão da seleção brasileira, Seedorf, ex-jogador do Real Madrid a atuar no Botafogo e de Hernani, avançado do Flamengo.
A estrutura tecnológica da bola do Mundial do próximo ano é idêntica ao padrão da "cafusa", usada na Taça das Confederações, também realizada no Brasil, bem como ao dos esféricos do Campeonato da Europa 2012 e da Liga dos Campeões.