loading

I Liga: Boavista vence Vitória de Guimarães em casa

O Boavista venceu hoje na receção ao Vitória de Guimarães, por 2-1, em jogo da 27.ª jornada da I Liga, graças a um golo de Makouta, aos 86 minutos.

I Liga: Boavista vence Vitória de Guimarães em casa

No Estádio do Bessa, no Porto, o médio congolês virou ‘herói’ improvável aos 86 minutos e quebrou uma série de três derrotas seguidas e quatro jogos sem ganhar dos anfitriões, que já tinham visto André André (60) responder ao golo inaugural de Salvador Agra (19).

Numa noite escaldante dentro e fora das quatro linhas, Ibrahima Bamba foi expulso aos 90+2 minutos e membros das duas equipas trocaram empurrões no relvado após o apito final, com Rodrigo Abascal e Bruno Gaspar a receberem igualmente o cartão vermelho.

O Boavista subiu ao 11.º posto, igualando os 33 pontos de Famalicão e Rio Ave, que têm menos um jogo, ao passo que o Vitória de Guimarães já não vence há quatro jornadas e segue na sexta posição, com os mesmos 41 do Arouca, que se pode distanciar na última vaga de entrada nas provas europeias caso pontue na receção ao Marítimo, no sábado.

A predisposição dos dois rivais para intensificar os duelos ditou um arranque equilibrado, agitado aos 10 minutos, num ‘tiro’ por cima de Mikey Johnston, uma das quatro trocas no habitual ‘3-4-3’ de Moreno Teixeira face ao ‘nulo’ na receção ao Paços de Ferreira (0-0).

Abdicando do trio de defesas centrais usado na derrota em casa do Marítimo (2-4), Petit reforçou o meio-campo com o regressado Sebastián Pérez e Bruno Lourenço, juntando também no ‘4-2-3-1’ Kenji Gorré, que ajudou a desbloquear o marcador, aos 19 minutos.

O extremo captou um passe longo de Rodrigo Abascal, escapou à pressão de Mamadou Tounkara no flanco canhoto e cruzou na direção do segundo poste, onde Afonso Freitas se impôs na disputa com Yusupha, mas a bola sobrou para a ‘bomba’ de Salvador Agra.

A vantagem premiava a ligeira superioridade do Boavista na posse de bola e bastou para fragilizar emocionalmente o Vitória de Guimarães, que foi denunciando pouca fluidez em zonas ofensivas e só conseguiu incomodar os portuenses na reta final da primeira parte.

Anderson chutou cruzado para uma defesa a dois tempos de Rafael Bracali (40 minutos), que ainda afastaria com os pés um cruzamento tenso de Miguel Maga (42), logo antes de ter saído da baliza para anular uma tentativa de ‘chapéu’ do avançado vimaranense (43).

Os visitantes seguraram esse ímpeto depois do intervalo, com Anderson a chegar tarde à solicitação do recém-entrado Bruno Gaspar (47), parceria reeditada no minuto seguinte, tendo Bracali voltado a segurar as ‘panteras’, desta vez quase em cima da linha de golo.

Yusupha ripostou em dose dupla na área oposta, ao errar o alvo (50 minutos) e cabecear para defesa vistosa de Celton Biai (55), mas a persistência do Vitória de Guimarães teria reflexos aos 60, quando André André combinou na direita com Bruno Gaspar para o 1-1.

A equipa de Moreno Teixeira revigorava a sua alma à entrada para a última meia hora e foi carregando em busca da reviravolta, missão ensaiada pelo suplente Rúben Lameiras (76 minutos), apesar de ter sido desfeita graças a um livre direto de Gaius Makouta (86).

Esse lance nasceu de uma falta cometida por Ibrahima Bamba, cuja expulsão por duplo cartão amarelo nos ‘descontos’ piorou a sua noite de regresso à competição - esteve de fora sensivelmente um mês, devido a lesão -, e facilitou a tarefa do conjunto de Petit até ao fim, apesar de Abascal quase ter feito autogolo numa última investida de André Silva.

Programa da jornada

Sexta-feira, 7 de Abril de 2023
Santa Clara - Vizela, 0 - 1
Benfica - FC Porto, 1 - 2
Boavista - V. Guimarães, 2 - 1

Sábado, 8 de Abril de 2023
Arouca - Marítimo, 1 - 0
Paços Ferreira - Famalicão, 1 - 3
Portimonense - Rio Ave, 2 - 2
Sp. Braga - Estoril, 4 - 1

Domingo, 9 de Abril de 2023
Casa Pia - Sporting, 3 - 4

Segunda-feira, 10 de Abril de 2023
Gil Vicente - Desp. Chaves, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?